Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eder Jofre deveria ter sido exaltado sempre, e não apenas em seu velório!

Éder Jofre recebeu novo cinturão do Conselho Mundial de Boxe - Divulgação/WBC
Éder Jofre recebeu novo cinturão do Conselho Mundial de Boxe Imagem: Divulgação/WBC

02/10/2022 10h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A triste notícia deste domingo chega de São Paulo-SP, onde a família confirmou a morte de Eder Jofre, um dos maiores heróis do esporte brasileiro em todos os tempos.

Uma pena que em vida o grande Eder não viu matérias e homenagens mil que pintarão na grande mídia hoje e até o momento de seu enterro.

Uma pena, mas o brasileiro só lembra de seus ídolos no velório.

Pelos feitos alcançados, Eder deveria ter sido tratado durante toda a sua vida como um rei aqui no nosso país.

Ele, no entanto, viveu os últimos anos de sua vida praticamente esquecido na capital paulista, onde vivia ao lado da filha Andre e do filho Marcel.

Sobre tudo isso, compartilho abaixo com os amigos o que escrevi no dia 8 de junho de 2018, dia em que Maria Esther Bueno, outra grande heroína esquecida pelo brasileiro, faleceu.

Leia, reflita e repense a relação que o nosso povo tem com seus ídolos.

E viva Eder Jofre, considerado por muitos especialistas como o maior pugilista da história!

Maria Esther Bueno e Éder Jofre, injustiçados

A nossa Estherzinha, a Rainha de Wimbledon e do tênis, estava internada em difícil luta pela vida no Hospital 9 de Julho.

Precisava de um drop-shot raro, milimétrico e improvável lá do fundo da quadra em ponto 99% perdido depois de levar um violento forehand da adversária, a doença chamada câncer.

Anos 60: Maria Esther em ação no Torneio de Wimbledon

Ela já tinha feito isso em "milhares" de oportunidades nos anos 50 e 60.

Mas, dessa vez, não deu...

Maria Esther, maior tenista brasileira em todos os tempos, morreu nesta sexta-feira (08), aos 78 anos, após longa luta contra um câncer de boca que desceu para o ombro e posteriormente para as costas.

Já Éder Jofre é até mais velhinho do que a agora saudosa Maria Esther, mas, graças a Deus, ele tem um bom estado de saúde.

Éder Jofre segura Maria Eduarda, sua netinha, em dezembro de 2016

Ela seguia e ele segue lutando e vivendo em São Paulo, ambos praticamente esquecidos.

O brasileiro e a grande mídia só se lembram para valer dos nossos ídolos do passado quando eles estão no hospital, na miséria ou no seu próprio velório.

Ao contrário dos "frios e arrogantes" americanos e ingleses.

Pois nos EUA Éder Jofre é reverenciado como um Muhammad Ali dos pesos-galos e na Inglaterra Maria Esther Bueno era uma paixão nacional e foi até comentarista da célebre BBC.

Maria Esther Bueno sendo homenageada durante o US Open de 2014

E experimentem ver na TV americana "Classics Sports" ou "Encore Sports" e confirmem.

Os Éders, Pelés e Marias Esther deles, desde o branco e preto a partir dos anos 30 ou 40, seguem vivos nadando, sacando, correndo, arremessando, lutando e até fazendo propagandas atuais, mesmo vivendo no céu.

"Quem dá as costas para o passado não tem futuro", cunhou alguém em clichê perfeito.

Adoro os atletas de ontem também porque eles me deram hoje um improvável presente e um inesperado e impensável bom futuro.

Justo eu, um dia definido por um colega de rádio na av. Paulista de "O Rei da Cultura Inútil" por sempre estar falando e dignificando o "jogador véio", que ganhei de um deles uma placa que é o maior e mais importante troféu que obtive em 50 anos de microfone.

Ah, e quanto troféu me deram...

Escreveu Pio, professor universitário aposentado de Araraquara-SP, o Osmar Alberto Volpe, ex-ponta-esquerda da Ferroviária, do Palmeiras, do Santa Cruz e do Ferroviário-PR: "Enquanto Milton Neves viver, nós, ex-jogadores, não morreremos"!

Pio em setembro de 2017, na Festa de Veteranos do Palmeiras. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Tem preço isso?

Claro que não.

E como "preço" é óbvio referencial de dinheiro, saibam que Maria Esther Bueno ganhava 15 libras ao vencer... Wimbledon!!!

Hoje ganham lá milhões de libras entre premiação e patrocínios.

Éder Jofre, campeão mundial, lutava pelo título dos pesos-galos por cotas que hoje qualquer jogador de futebol nota 5.27 de time grande ganha por semana!

Éder Jofre, nosso maior boxeador, comemora um dos importantes cinturões de sua carreira

E Neymar, nos últimos seis meses ganhou, merecidamente, mais do que Pelé em... 25 anos, publicidade incluída.

Ninguém tem "culpa", é apenas uma questão de época, oportunidade, "azar de ter nascido em anos errados" e, fundamentalmente, pelo surgimento e crescimento do marketing esportivo.

Não havia no Brasil patrocínio nas camisas e nem "Direitos de Transmissão do Futebol pela TV" a partir de 1951.

Pois saibam que, em 1964, após Santos 3 x 2 Portuguesa na Vila, com o Peixe campeão no apito, João Mendonça Falcão, então presidente da Federação Paulista de Futebol, avisou aos Carvalhos donos da Record que, já em 1965, haveria uma cota (ridícula pelos padrões de hoje) para nova cobertura pela TV do então monumental Paulistão.

Contava à exaustão o saudoso e genial jornalista Fernando Vieira de Mello (1929 - 2001) que a direção da Record não aceitou pagar nada, alegando que "sem a TV, o futebol morre".

E acrescentava: "Com o 'buraco' na grade da Record sem o futebol, procurou-se por uma atração substituta que acabou sendo o programa 'Jovem Guarda' daquele 'cabeludinho do Rio ou do Espírito Santo' que vive aí pelos corredores pedindo uma chance", falou, sugerindo, o diretor Hélio Ansaldo (1924 - 1997), segundo Fernando, "o Maquininha".

Fernando Vieira de Mello, um dos maiores jornalistas de todos os tempos

Pois o futebol saiu da TV, seguiu muito vivo e surgiu o programa "Jovem Guarda" do "cabeludinho" Roberto Carlos na grade da Record.

É a vida, vida que será eterna para Maria Esther Bueno e para Éder Jofre na terra ou no céu.

Pelo menos na memória de quem jamais os esquecerá.

Na Revista `O Cruzeiro´, edição de 14 de janeiro de 1961, Maria Esther Bueno, então com 21 anos, está ao lado de Pelé, de Éder Jofre e de Bruno Hermanny (campeão mundial de caça-submarina)

Da esquerda para a direita: Éder Jofre, Newton Campos e o último é o saudoso Milton Rosa. Foto Sidnei Dal Rovere

Fora da água, estão Éder e Kid

Atrás de Éder, aparece Kid Jofre

Kid Jofre sempre observou de perto cada passo de Éder

Na imagem, aparecem os pugilistas Paulo Sacomã e Éder Jofre

Conversa entre Éder e Kid Jofre com o empresário George Parnassus. Foto: arquivo pessoal

Anos depois, Harada e Éder relembraram detalhes de suas lutas

Fighting Harada e Jofre, antes de uma das vitórias do japonês

Veja Éder Jofre, o "Pelé do Boxe", no auge de sua forma física

Éder Jofre ensina o então governador de São Paulo, Carvalho Pinto, a calçar as luvas, enquanto seu pai, Kid Jofre, observa, à esquerda. Foto: Arquivo pessoal de Éder Jofre

"Fighting" Harada derrotou por pontos Éder Jofre, em uma luta que gerou muita polêmica e levou o brasileiro a desistir do boxe. Foto Arquivo pessoal Sidnei Dal Rovere.

Foto histórica do arquivo pessoal de Sidnei Dal Rovere, Popó, Éder Jofre e Miguel de Oliveira.

Sidnei Dal Rovere treinando com seu ídolo, Éder Jofre. Arquivo Pessoal Sidnei Dal Rovere

Observado por João Havelange, Eder Jofre recebe o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Foto: UOL

Gabriel Leão na comemoração do aniversário de 77 anos do boxeador Éder Jofre no Clube Paulistano. Foto do dia 26 de março de 2013 de Davi Tiago do Clube Paulistano

Éder Jofre é homenageado pelo Clube Paulistano pelos seus 77 anos. A foto é do dia 26 de março de 2013 do fotógrafo Davi Tiago

Gabriel Leão ao lado do maior pugilista da história brasileira, Éder Jofre, durante a festa de comemoração dos seus 77 anos no Clube Paulistano no dia 26 de março de 2013. Foto Davi Tiago do Clube Paulistano

Kid Jofre e Éder Jofre exibindo o cinturão de ouro de campeão mundial dos galos, em São Paulo. Foto: Reprodução do livro "Histórias... que a história não contou"

Foto: Reprodução/UOL

Dois boxeadores contemporâneos de Éder Jofre: Luizão e Gibi

Confira notas sobre o sonho de Éder Jofre perto se realizar e sobre Nélson Rodrigues, que se comoveu com a derrota de um boxer mexicano. Imagem reprodução do jornal "O Globo"

Confira notas sobre o show de Éder Jofre, que manteve o cinturão e sobre o Botafogo estar perto de contratar Aimoré Moreira. Imagem reprodução do jornal "O Globo"

Éder Jofre se esquiva do golpe do italiano Domenico Chiroilo e já se prepara para um golpe com sua poderosa direita. Foto: Reprodução da revista Manchete

Éder Jofre no auge da carreira, em grande forma, com um lindo cinturão. Foto: Sarkis

Em agosto de 2010, posa para foto com cinturão dos títulos de campeão, em seu condomínio em São Paulo. Foto: iG

Na década de 80, o ex-pugilista foi eleito vereador em São paulo. Foto: iG

Eder Jofre aplica golpe em adversário no seu último ano como boxeador profissionarl, em 1976. Foto: iG

O boxeador brasileiro volta ao ringue depois de 2 anos parado, contra o mexicano Rudy Corona, no Ibirapuera, em 1969. Foto: iG

Em 1965, luta no Japão contra Fighting Harada. O japonês venceu Eder duas vezes, sempre por pontos. Foto: iG

O pugilista treina para a luta contra Manny Elias. De 1960 a 1965, Jofre foi desafiado sete vezes e venceu todas por nocaute. Foto: iG

Depois da conquista, Jofre deu a volta olímpica no estádio do Murumbi com Zito, do Santos, e Gersio Passadore, do São Paulo. Foto: iG

Em 1960, comemora o primeiro título de Campeão Mundial na categoria peso galo, após a luta contra Eloy Sanches, em Los Angeles. Foto: iG

Kid Jofre coloca o equipamento em Éder, antes de mais uma luta. Foto: iG

Eder Jofre, conhecido também por Galinho de Ouro, começou profissionalmente em 1957 na categoria peso galo. Foto: iG

O pugilista Joe Becerra, ex-campeão mundial dos pesos galo, coloca um cinturão simbólico em Éder Jofre. À esquerda de Jofre, seu empresário Abraão Katznelson, e, à sua direita, seu pai e técnico, Aristides Jofre. Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilsita Éder Jofre posa no Impala 61 que ganhou do empresário George Parnassus pela conquista do título mundial dos pesos galo. O carro fai trazido ao porto de Santos pelo navio Klormacgulf. FOto: Acervo UH/Folhapress

Éder Jofre, Pelé e Aristides Jofre, técnico e pai de Éder, no estádio do Morumbi. Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilista Éder Jofre, campeão dos pesos galo é recebido pelo prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros. Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilista Eder Jofre (com a faixa) recebe um cinturão de ouro do empresário Paulo Machado de Carvalho, no pátio da Rádio Panamericana e da TV Record, em São Paulo (SP). O brasileiro Eder Jofre sagrou-se campeão mundial dos pesos-galo (versão NBA), em 19 de novembro de 1960, ao derrotar por nocaute, no sexto assalto, o mexicano Eloy Sanchez, que havia derrotado o ex-campeão mundial de sua categoria, Joe Becerra, em Los Angeles-EUA. Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilista Éder Jofre (com a faixa) recebe os cumprimentos do governador de São Paulo, Carvalho Pinto (à dir.). Foto: Acervo UH/ Folhapress

Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilista Éder Jofre é recebido por populares no desembarque no aeroporto de Congonhas. Foto: Acervo UH/Folhapress

Populares aguardam o desembarque do pugilista Éder Jofre, campeão mundial ao derrotar o mexicano Eloy Sanchez, no aeroporto de Congonhas. Foto: Acervo UH/Folhapress

Atrás de Jofre descendo do Caravelle, está o seu empresário Kaled Curi, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP); o pugilista sagrou-se campeão mundial dos pesos-galo em 18 de novembro de 1960 ao derrotar por nocaute, no sexto assalto, o mexicano Eloy Sanchez, que havia derrotado o ex-campeão mundial de sua categoria, Joe Becerra, em Los Angeles-EUA. Foto: Acervo UH/Folhapress

O pugilista Éder Jofre embarca para Los Angeles acompanhado pela noiva Maria Aparecida e por seu pai e técnico Aristides Jofre. O brasileiro disputará o título mundial dos pesos galo com o mexicano Eloy Sanchez. Foto: Acervo UH/Folhapres

O pugilista Joe Becerra, ex-campeão mundial dos pesos galo, coloca um cinturão simbólico em Éder Jofre. À esquerda de Jofre, seu empresário Abraão Katznelson, e, à sua direita, seu pai e técnico, Aristides Jofre. Foto: Acervo UH/Folhapress

Em 1975 e em quase toda a década de 70, o xadrez era moda. Da esquerda para a direita: João Zanforlin, Otto Glória, Tomazzini (o "Alfaiate dos Craques"), Éder Jofre e José Carlos Cicarelli. Foto: arquivo pessoal de José Carlos Cicarelli

Da esquerda para a direita: Flávio Iazetti, Abraão Katznelson, Éder Jofre e Henri Aidar

Kid Jofre, Cidinha, Éder Jofre, Flávio Iazetti e Newton Campos

Da esquerda para a direita: Éder Jofre, Flávio Iazetti, Newton Campos, e o último é Zé Italiano

Da esquerda para a direita: Éder Jofre, Flávio Iazetti, Newton Campos, e o último é Zé Italiano

Ao fundo, observam Otávio Munis, Cidinha e Éder Jofre

O pugilista Éder Jofre, ao fundo, observa o jornalista

Da esquerda para a direita: Otávio Munis, Kid Jofre, Cidinha, Flávio Iazetti e Éder Jofre

Da esquerda para a direita: Abraão Katznelson, Otávio Munis, Kid Jofre, Cidinha, Éder Jofre e Flávio Iazetti

Kid Jofre, Cidinha, Éder Jofre, Flávio Iazetti e Newton Campos

Da esquerda para a direita: Éder Jofre é o segundo e Flávio Iazetti

O papo entre Chico de Assis, Éder Jofre, Otávio Munis, Sérgio Baklanos e Lucas Neto parecia estar animado

Da esquerda para a direita: Flávio Iazetti, Abraão Katznelson, Éder Jofre e Henri Aidar. Sérgio Baklanos está atrás de Éder Jofre

Da esquerda para a direita: Chico de Assis, Éder Jofre, Otávio Munis, Sérgio Baklanos (atrás) e Lucas Neto

Da esquerda para a direita: Éder Jofre, Otávio Munis, Lucas Neto e Sérgio Baklanos, atrás

Da esquerda para a direita, o segundo é Zé Italiano. Depois estão Éder Jofre e Marcello de Castro Leite

Na foto, o pugilista aparece ao lado de Kaled Curi, que também foi boxeador

Da esquerda para a direita: Éder, Flávio Iazetti, Henri Aidar e o pugilista Luisão, ao fundo

No centro, Éder e Sérgio Baklanos se cumprimentam, observados por João Zanforlin e Newton Campos, ao fundo. Foto arquivo ACEESP

Da esquerda para a direita: Otávio Munis, Newton Campos e o pugilista

O boxeador aparece ao centro, com o jornalista Flávio Iazetti à direita

Flávio Iazetti entrevista o pugilista, observados por Chico de Assis

Da esquerda para a direita: Lucas Neto, Éder Jofre, Abraão Katznelson e Flávio Iazetti

Veja o campeão ao lado de sua então noiva e sua mãe. A foto é da Gazeta Esportiva Ilustrada, de fevereiro de 1960.

Na década de 60, Éder Jofre integrou um selecionado paulista que se apresentou na cidade de Garça em um jogo festivo diante de uma seleção varzeana. Em pé da esquerda para direita: Osvaldo Leal (dirigente), Alcides Vaz, Roberto, Hagop Meguerditchian, Erônides, Colombani, Scuráchio, Edgar Alves, Nelsinho Semenssato, Vivaldo Cury (dirigente), José Luiz Costa (dirigente) e Cecí. Agachados: Nenê Ferrari, Alcides Rissi, Irineu Palmeira, Acácio, Éder Jofre, João Trinca, Hélder "Alemão", Valter Palmital e Daniel Berno. Foto enviada por Wanderley "Tico" Cassolla

Novamente com Marcelo Ferraz Simões, boxeador do BCN da década de 80. Reprodução do livro "A vida é uma luta", de Marcelo Ferraz Simões

Ao lado do boxeador Marcelo Ferraz Simões, a quem entregou uma medalha. Reprodução do livro "A vida é uma luta", de Marcelo Ferraz Simões

Popó e Éder Jofre, dois dos maiores nomes do boxe nacional. Reprodução: Revista Top Sport

A pose dos noivos, antes da cerimônia religiosa. Reprodução: Revista Top Sport

Dono de uma agilidade incrível, Éder Jofre arrebatou uma legião de fãs que o acompanharam em seus combates. Ele sempre se cuidou muito e desde 1956 é vegetariano. Reprodução: Revista Top Sport

Éder com seu "sparring", mantendo os reflexos em dia, preparando-se para um combate. Reprodução: Revista Top Sport

Em meados da década de 60, o bicampeão mundial de pugilismo, Éder Jofre, integrou um combinado paulista de veteranos, que se apresentou em Garça, diante de uma seleção local. O jogo foi no antigo Campo de Vila Williams, próximo ao Hospital São Lucas (ao fundo); Em pé da esq.p/dir: Acácio, Éder Jofre e Irineu Palmeira;Agachados: Edgar de Souza e Alcides Rissi. Foto enviada por Wanderley "Tico" Cassolla

Foto do início dos anos 80

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Maria Esther Bueno com a arma utilizada pelo campeão mundial de caça submarina, Bruno Hermanny, à direita, na foto. Atrás, Éder Jofre observa a brincadeira da grande tenista. Reprodução da Revista "O Cruzeiro", de 14 de janeiro de 1961

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

À esquerda o bicampeão mundial Éder Jofre, com Marco Antonio. Foto: arquivo pessoal de Benedito Marcantonio

Em 5 de agosto de 2014. Da esquerda para a direita, o segundo é Sidnei Dal Rovere. O terceiro é Miguel de Oliveira e o quinto é Eder Jofre. Foto enviada por Sidnei Dal Rovere

Em 1961, em reportagem da Revista "O Cruzeiro". Sentados, da esquerda para a direita: Bruno Hermanny (campeão mundial de caça-submarina), Éder Jofre (na época campeão mundial de peso-galo), Maria Esther Bueno (já havia conquistado Wimblemdon e US Open, entre outros torneios de tênis) e Pelé (campeão mundial de 1958, pela Seleção Brasileira) e em pé, magro do lado direito, o ex-presidente do Santos, Athiê Jorge Cury.

Nos anos 70 e em 29 de março de 2014

Na Revista "O Cruzeiro", edição de 14 de janeiro de 1961, Maria Esther Bueno, então com 21 anos está ao lado de Pelé, Éder Jofre e Bruno Hermanny (campeão mundial de caça-submarina)

Nos anos 60 e em 29 de março de 2014

Marco Antonio (de terno claro), entrevistando Edmundo Monteiro, ex-diretor das Emissoras Associadas de São Paulo e Éder Jofre

Em 2004. Em pé: Eduardo Donato (produtor), Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Samir dos Santos, Sidnei Dal Rovere, Chiquinho de Jesus e James Rubio, diretor de jornalismo da TV Assembléia. Sentados: Servílio de Oliveira, Luiz Carlos Fabre, Valdemir "Sertão" Pereira, Tião Nascimento, Milton Neves, Adailton de Jesus e o jornalista Newton Campos

Da esquerda para a direita, Marco Antonio é o primeiro (com o microfone da Difusora), depois Tom Barbosa. O quarto é Éder Jofre e em seguida o governador Carvalho Pinto. Arquivo pessoal de Benedito Marcantonio

Eder Jofre, no centro da foto, comemorando o Dia dos Pais em 10 de agosto de 2014, com o filho Marcel e o neto Eder. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Paulinho Mattiussi com o grande pugilista Éder Jofre

Eder Jofre, no centro da foto, comemorando o Dia dos Pais em 10 de agosto de 2014, com os filhos Marcel e Andrea. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Éder Jofre, nosso maior boxeador, comemora um dos importantes cinturões de sua carreira. Atrás de sua luva direita está Kid Jofre, seu amado pai e treinador

Eder Jofre, recebendo troféu, ao lado de João Havelange. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

Claudio de Barros cantando para Kid Jofre (de camisa branca e olhando para Claudio), Claudio Toneli Boxeur, Gibi, Luizão, Ralf Zumbano e Eder Jofre (abaixado) no começo da carreira

Zito, Éder Jofre e Gérsio Passadore, durante volta olímpica no primeiro clássico entre São Paulo e Santos no estádio do Morumbi, em 1960. Foto: ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC)

Novamente ao lado de seu pai. Da esquerda pra direita: Kid Jofre, Éder Jofre e Flávio Araújo, em Tóquio, no Japão. Infelizmente nosso Galo de Ouro perdeu para o japonês Harada. Mas foi uma derrota muito suspeita. Muito suspeita...

Em 16 de dezembro de 2014 foi homenageado em Las Vegas, em evento do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Segundo enquete feita pela entidade, Eder Jofre é o maior peso galo de todos os tempos

Golpe de direita nada fácil para o oponente de Eder Jofre. Foto: arquivo pessoal de Eder Jofre

Em pé: Eduardo Donato (produtor), Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Samir dos Santos, Sidney Dal Rovere, Chiquinho de Jesus (hoje ele é PM) e James Rubio, diretor de jornalismo da TV Assembléia. Sentados: Servílio de Oliveira, Luiz Carlos Fabre, Valdemir "Sertão" Pereira, Tião Nascimento, Milton Neves, Adailton de Jesus e o jornalista Newton Campos

O treinado de boxe Harry Rosenberg e Eder Jofre em fevereiro de 2015. Foto enviada por Gabriel Leão

Na foto acima, veja Éder Jofre numa bonita homenagem ao boxe brasileiro no Programa "Tribuna do Esporte" da TV Assembléia, que foi ao ar no dia 29 de novembro de 2004. Já na foto abaixo, Éder Jofre aparece com mais 10 pugilistas de ontem e de hoje.

Eder Jofre e Douglas Ataíde, duas grandes gerações do boxe brasileiro. Foto enviada por Gabriel Leão

Kid Jofre está entre o filho Éder Jofre e o então jornalista esportivo Benedito Ruy Barbosa, hoje um dos principais autores da dramaturgia da TV e da literatura do Brasil

Marcos Micheletti e Eder Jofre no dia em que Eder comemorou seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

Eder Jofre e Geraldo José Michelotti, que nos enviou a foto

Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Eder Jofre em dezembro de 2019, em São Paulo. Foto: arquivo pessoal de Carlos Alberto Spina

Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Eder Jofre em dezembro de 2019, em São Paulo. Foto: arquivo pessoal de Carlos Alberto Spina

Anúncio da luta envolvendo Eder Jofre e o argentino Ernesto Miranda, em 1960, no Ibirapuera. Eder venceu o duelo e ficou com o título Sul-Americano dos "galos", sua primeira grande conquista internacional

Eder Jofre, em 1966, em frente de sua loja no bairro do Brás, região central de São Paulo. Foto: Reprodução

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Da direita para a esquerda: Servílio de Oliveira, Miguel de Oliveira, Eder Jofre e Sidnei Dal Rovere. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Com Miguel de Oliveira e Renatinho, ex-árbitro de basquete e comentarista. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Com Miguel de Oliveira e o jornalista Frederico Batalha. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Com Miguel de Oliveira e o secretário Municipal de Esportes, Carlos Bezerra Jr. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

No dia 25 de novembro de 2019, Eder Jofre entrou para o Hall da Fama do Esporte da cidade de São Paulo. Foto: Jorge Bevilacqua/ASE

Eder Jofre cumprimenta Luan, volante do São Paulo, em visita ao CT da Barra funda, em outubro de 2019

Eder Jofre posa ao lado do goleiro Tiago Volpi, goleiro do São Paulo, em outubro de 2019

Alexandre Pato e Eder Jofre, no CT do São Paulo, em outubro de 2019

Visita de Eder Jofre ao CT do São Paulo em outubro de 2019. Na foto, veja Fernando Diniz (de boné), então técnico do Tricolor, seguido por Eder e Andrea Jofre

Em 22 de outubro de 2019, dia em que o Conselho Mundial de Boxe (WBC) reconheceu Eder Jofre como o primeiro campeão mundial dos pesos-galos da entidade, em convenção realizada em Cancún, no México. Foto: Divulgação/WBC

Pepe Altstut, Eder Jofre e Andrea Jofre (filha de Eder) em uma churrascaria de Santos, comemorando os 83 anos de Eder, em 26 de março de 2019. Foto: arquivo pessoal da família Jofre

A bordo do seu Fusca novinho em folha nos anos 60. Foto: arquivo da família Jofre

Silvio Lancellotti e Eder Jofre em fevereiro de 2019. Foto: arquivo pessoal de Silvio Lancelotti

Com a filha Andrea, nos anos 70. Foto: arquivo pessoal de Andrea Jofre

Na década de 40 e em 10 de setembro de 2018

Pouco antes da exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O garotinho Eder Jofre na década de 1940, já com toda a pinta de pugilista, com calção do São Paulo. Foto: arquivo da família Jofre

Encontro entre Eder Jofre e Pelé no dia 28 de novembro de 2018, no Museu Pelé, em Santos. Atrás, à esquerda, Andrea Jofre (filha de Eder). Foto: arquivo pessoal de Antonio Oliveira (genro de Eder Jofre)

Encontro entre Eder Jofre e Pelé no dia 28 de novembro de 2018, no Museu Pelé, em Santos. Foto: arquivo pessoal de Antonio Oliveira (genro de Eder Jofre)

Encontro entre Eder Jofre e Pelé no dia 28 de novembro de 2018, no Museu Pelé, em Santos. Na imagem, também estão Andrea Jofre (filha de Eder) e Antonio Oliveira (genro de Eder). Foto: arquivo pessoal de Antonio Oliveira (genro de Eder Jofre)

Cartaz de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder Jofre, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Eder Jofre e Thomas Stavros (roteirista do filme `10 Segundos para Vencer), na pré-estreia do filme sobre sua trajetória no boxe, em 10 de 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Eder Jofre, logo após a exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata sua vida, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Encontro emocionante de Daniel de Oliveira, Osmar Prado e Eder Jofre, pouco antes da exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Encontro emocionante de Osmar Prado e Eder Jofre, pouco antes da exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Daniel de Oliveira e Eder Jofre, pouco antes da exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Eder Jofre e Miguel de Oliveira pouco antes da exibição de `10 Segundos para Vencer´, filme que retrata a vida de Eder, na noite de pré-estreia, em 10 de setembro de 2018, no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Na Câmara Municipal de São Paulo, o campeão mundial de boxe Éder Jofre e Marco Aurélio Cunha

Anos 60: Eder Jofre e Pelé aparecem em destaque na Revista Manchete Esportiva. Foto enviada pelo colaborador Gabriel Leão

Na Câmara Municipal de São Paulo, em 9 de outubro de 2017, dia em que foi homenageado. Foto: arquivo pessoal de Janete Oliveira

Em 9 de outubro de 2017, Eder Jofre, ao lado dos filhos Marcel e Andréa e da nora Janete (com a filhinha Madu) na Câmara Municipal de São Paulo, dia em que Eder foi homenageado. Foto: arquivo pessoal de Janete Oliveira

Eder Jofre, Harry Rosenberg e Hortência em setembro de 2016. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre, filho de Eder

O lançamento do Aero Willys modelo 1963, no Ibirapuera, teve a presença de Pelé, Maria Olivia Rebouças (Miss Brasil/1062) e Eder Jofre. Foto publicada no Facebook da ASSOPHIS

Eder Jofre saiu na revista A Gazeta Esportiva Ilustrada, em outubro de 1955. Foto: Reprodução/A Gazeta Esportiva Ilustrada

Em agosto de 2017. Foto: arquivo pessoal de Eder Jofre

Raí, Eder Jofre e Harry Rosenberg em 14 de fevereiro de 2017, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Foto: Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

Em 25 de dezembro de 2016, com a neta Maria Eduarda. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

Eder Jofre e Elia Júnior minutos antes da cerimônia de revezamento da Tocha Olímpica, em São Paulo. Foto: arquivo pessoa lde Elia Júnior

Em 24 de julho de 2016, Elia Júnior e Eder Jofre foram condutores da Tocha Olímpica em São Paulo Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Em 24 de julho de 2016 Eder Jofre foi um dos condutores da Tocha Olímpica em São Paulo Na foto, na esquina da Av. Brasil com Av. Rebouças, com os filhos Marcel e Andréa, a nora Janete e dois netos. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Daniel de Oliveira ao lado de Eder Jofre. O ator viverá o boxeador no cinema, em `10 Segundos - O Filme´. Foto: arquivo pessoal de Eder Jofre

Eder Jofre e o ator Osmar Prado (intérprete de Kid Jofre em filme para o cinema) em 19 de maio de 2016. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Eder Jofre e o saudoso cantor Nelson Gonçalves nos anos 80, na Academia de Boxe de Kid Jofre, em São Paulo. Foto: Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Andréa (filha de Eder), Eder Jofre e o ator Osmar Prado (intérprete de Kid Jofre em filme para o cinema) em 19 de maio de 2016. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Andréa (filha de Eder), Eder Jofre e o ator Osmar Prado (intérprete de Kid Jofre em filme para o cinema) em 19 de maio de 2016. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Marcel Jofre e o ator Daniel de Oliveira, intérprete de Eder Jofre em filme para o cinema. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Eder Jofre e o ator Osmar Prado (intérprete de Kid Jofre em filme para o cinema) em 19 de maio de 2016. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Eder Jofre, Pelé e Kid Jofre no Morumbi pouco antes de um Santos x São Paulo em 11 de dezembro de 1960. A vitória foi do São Paulo, por 2 a 1. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

O bolo do aniversário de 80 anos de Eder Jofre. A festa aconteceu no Hotel Mendes Plaza, em Santos, no dia 26 de março de 2016. Foto: Sidnei Dal Rovere

Discursando para os convidados de seu aniversário de 80 anos. Atrás aparece o também ex-pugilista Servílio de Oliveira. A festa aconteceu no Hotel Mendes Plaza, em Santos, no dia 26 de março de 2016. Foto: Sidnei Dal Rovere

Soprando as velinhas de seu bolo de aniversário de 80 anos. Atrás, aparecem seus filhos Andréa e Marcel Jofre. Ao lado, de camisa preta, está Pepe Altstut, que foi seu empresário. A festa aconteceu no Hotel Mendes Plaza, em Santos, no dia 26 de março de 2016. Foto: Sidnei Dal Rovere

O pequeno Marcel, filho mais velho do casal Eder e Cida. Foto: arquivo pessoal de Marcel Jofre

Eder Jogre, Popó e Miguel de Oliveira almoçando juntos em 17 de maio de 2015. Foto:arquivo pessoal de Marcel Jofre, filho de Eder Jofre

Brincando com o amigo Don Padeiro, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Brincando com o amigo Don Padeiro, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com Silvano Zumbano, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ao lado da filha Andréa, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com o amigo Isac, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com o amigo Isac, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com a nora Janeta, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Marcel e Andréa, filhos de Eder Jofre, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com amigos, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com a filha Andréa e o filho Marcel, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Com a filha Andréa e o filho Marcel, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

As famosas mãos de Eder Jofre. Na imagem, no dia em que comemorou seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Eder Jofre comemorando seus 78 anos de idade, ao lado de Chiquinho de Jesus em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

O bolo para Eder Jofre, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Eder Jofre e Mara Zumbano, no dia em que comemorou seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Eder e Sylvano Zumbano comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Empunhando luvas de boxe, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Eder e Gabriel Leão, comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Sidenei Dal Rovere, Eder Jofre, Servílio de Oliveira e Chiquinho Jesus no dia 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

O neto Eder e o filho Marcel, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

A nora Janete, o neto Eder e o filho Marcel em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ao lado da nora Janete comemorando seus 78 anos de idade, em 29 de março de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT