Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Se o torcedor da dupla San-São não está preocupado, deveria ficar!

23.02.14 - Torcedor do São Paulo marca presença no Morumbi para a partida contra o Santos pelo Paulistão - Reinaldo Canato/UOL
23.02.14 - Torcedor do São Paulo marca presença no Morumbi para a partida contra o Santos pelo Paulistão Imagem: Reinaldo Canato/UOL

26/12/2022 14h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

POR LUCAS REIS, DA REDAÇÃO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

São Paulo e Santos não fizeram um grande ano em 2022. As duas equipes oscilaram além do aceitável, em alguns momentos foram ameaçados pela zona de rebaixamento do Brasileirão (no caso do Peixe, houve risco de queda até no Paulista) e a temporada foi encerrada sem nenhum objetivo conquistado e pouco dinheiro em caixa para investir.

E engana-se quem pensa que 2023 será mais tranquilo!

A tendência é de que o Brasileirão do próximo ano seja inda mais difícil, afinal voltaram à elite do futebol nacional clubes importantes como Grêmio, Vasco, Cruzeiro e Bahia. E alguns desses estão com uma postura agressiva no mercado.

Cruzeiro, Vasco e Bahia disputarão a Série A pela primeira vez no regime de SAF, ou seja, com dinheiro de investidores externos que possibilitam um investimento acima da média para a temporada.

Claro que dificilmente essas equipes retornarão à primeira divisão com força para brigar pelo título com equipes como Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians. Mas, convenhamos, hoje São Paulo e Santos também não brigam no mesmo patamar desses rivais mais ricos.

A tendência, no entanto, é que os recém-promovidos à Série A disputem a faixa intermediária da tabela e, quem sabe, briguem por vaga na Libertadores, justamente o que se espera que a dupla San-São brigue em 2023.

O clube carioca, que terá a 777 Partners na gestão do futebol, já acertou as contratações do técnico Maurício Barbieri, do atacante Pedro Raul e do defensor Léo Pelé, e está perto de concluir a chegada de Lucas Piton. Especula-se ainda nomes como Terans e Pedro Henrique, do Athletico-PR

Já os baianos, adquiridos pelo Grupo City, já acertaram, além do técnico Renato Paiva, com Marcos Victor, Marcos Felipe, Diego Rosa, Kanu, Nicolás Acevedo, David Duarte, Kayky, Biel. Alguns desses nomes inclusive, pertencem ao Grupo City.

Por fim, o Cruzeiro, gerido por Ronaldo, já acertou com Neris, Mateus Vital, Anderson, Rafael Bilu, Matheus Davó, Igor Formiga, Ramiro, Nikão, Wesley, Wallison, e ainda tenta as chegadas de Raul Gustavo e Alex Teixeira.

Em situação financeira complicada, o São Paulo até aqui perdeu mais jogadores do que contratou. O Tricolor já mostrou ter um elenco curto e com muitos problemas em 2022 e deve iniciar a temporada 2023 com apenas um lateral-esquerdo de ofício, por exemplo. Apesar das contratações de Rafael, Wellington Rato e Pedrinho, não chegou nenhum nome que desembarca, veste a camisa e resolve uma série de problemas da equipe.

O Santos até foi com bastante ímpeto ao mercado, mas também buscou jogadores que parecem mais complementar o elenco do que resolver problemas. Chegaram Messias, Dodi, Mendoza e João Lucas, além do técnico Odair Hellmann.

Ao que tudo indica, São Paulo e Santos terão suas vidas complicadas em 2023. Vai ser preciso muito trabalho para não ficar para trás, já que dinheiro para competir nenhum dos dois clubes têm nesse momento.

Se o torcedor da dupla San-São não está preocupado, deveria ficar!

Opine!