Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depois de Ceni e Dorival, quem será o novo 'salvador da pátria' do Fla?

Cuca comanda o Atlético-MG contra o Juventude, pelo Brasileirão - Fernando Moreno/AGIF
Cuca comanda o Atlético-MG contra o Juventude, pelo Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

23/02/2023 12h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Thiago Tufano Silva, da Redação do Portal Terceiro Tempo*

Vítor Pereira passa longe de ser um ignorante quando o assunto é futebol, como muitos ressentidos pregam por aí. O seu trabalho no Corinthians no ano passado não foi nada desprezível. A equipe conseguiu a quarta colocação do Brasileirão e o vice-campeonato da Copa do Brasil e, por isso, o torcedor alvinegro ficou tão frustrado quando ele deu a tal desculpa esfarrapada para se mandar para o Flamengo.

Mas também não precisa ser nenhum gênio da bola para ter sacado que, lá no clube carioca, Vítor Pereira já não deu certo. E isso nem tanto por ele, já que é comum iniciar uma temporada de forma irregular. E sim pela ansiedade da pouco convicta diretoria rubro-negra, que logo terá que escutar os apelos da torcida e desligar VP do clube.

E para prever tal situação basta estudar o que foi feito nas últimas temporadas do Fla. A diretoria, que se diz moderna e antenada, tentando repetir o golpe de sorte dado com Jorge Jesus, vai, bate na porta de um estrangeiro, o traz com status de "Novo Rinus Michels" e, em poucos meses, o dispensa com um ar de que quem errou foi o treinador ao assumir tal desafio, e não a própria cartolada que comanda o futebol como se fosse um jogo de vídeo-game.

Aí, quem chega para apagar o incêndio? Os "salvadores da pátria" com menos fama e mais resultados, como aconteceu quando das trocas de Domènec por Ceni e de Paulo Sousa por Dorival Júnior.

Por isso, já começo a pensar sobre quem será o "salvador da pátria" da vez no Flamengo, já que não consigo acreditar no sucesso de VP na Gávea. Dorival voltará? Um novo "gringo" virá? Ou um treinador considerado "bom e barato" terá a responsabilidade de salvar um ano de tantos investimentos por parte do rubro-negro?

Se eu tivesse dinheiro de sobra, iria em todas essas "bets" da vida e apostaria que o próximo "salvador da pátria" do Flamengo será... Cuca! Ele, que já teve outras duas passagens pela Gávea, certamente saberia fazer o "arroz com feijão" lá no Rio de Janeiro e, mesmo sem fazer tanta força assim, por conta da qualidade do elenco, garantiria pelo menos mais alguma taça para o Rubro-Negro.

Insisto, não se trata de informação. Mas sim de puro feeling de alguém que tem acompanhado as "cabeçadas" desta "moderna" diretoria do Fla há tempos.

*Thiago Tufano Silva integra a redação do Portal Terceiro Tempo desde janeiro de 2010