Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

10 fatos sobre a história do Verdão que irritam todo palmeirense!

Roy Keane, após marcar para o Manchester United contra o Palmeiras, no Mundial de Clubes de 1999 - Peter Robinson - EMPICS/PA Images via Getty Images
Roy Keane, após marcar para o Manchester United contra o Palmeiras, no Mundial de Clubes de 1999 Imagem: Peter Robinson - EMPICS/PA Images via Getty Images

05/03/2023 09h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

CLIQUE AQUI E CONFIRA A VERSÃO COM 10 FATOS SOBRE O CORINTHIANS

CLIQUE AQUI E CONFIRA A VERSÃO COM 10 FATOS SOBRE O FLAMENGO

Minha gente, eu prometi fazer uma versão deste post para todo time grande do Brasil, certo?

Então, palmeirenses, vocês que me desculpem, mas chegou a vez de vocês!

Bem, então chega de enrolação e vamos recordar 10 fatos sobre a história do Verdão que irritam qualquer palmeirense:

1º - O Palmeiras se vangloria por ser considerado o maior campeão brasileiro, mas quando o assunto é rebaixamento os palestrinos ficam bem quietinhos. Afinal de contas, dos grandes de São Paulo, o Verdão é o clube com mais quedas, em 2002 e em 2012 (e, não fosse o Santos, teria caído também em 2014).

2º - O Palmeiras já cansou de ser goleado por times de menor expressão. Já foi castigado por equipes como Mirassol, Água Santa de Diadema, Coritiba, Chapecoense, Vitória, entre outras.

3º - Falando em Vitória, a goleado por 7 a 2 sofrida pelo Alviverde aconteceu na Copa do Brasil, competição na qual o clube paulista já sofreu outras eliminações vexatórias, como para o Asa de Arapiraca, Ipatinga e CRB (sendo este último em 2021. Ou seja, um vexame protagonizado pelo poderoso Verdão de Abel Ferreira).

4º - A insensibilidade dos dirigentes palmeirenses quando da tragédia que vitimou Lidu e Eduardo, em 1969. No meio de toda comoção que dominou o Brasil pós-acidente, os dirigentes alviverdes não permitiram que o Timão inscrevesse dois novos jogadores no lugar dos atletas falecidos. Dizem até que o apelido de "Porco" surgiu neste lamentável episódio.

5º - Desde 1976, o Palmeiras venceu apenas um título sem uma parceria de empresa forte em seu comando do futebol: a Copa do Brasil de 2012 (mesmo ano em que o segundo rebaixamento veio).

6º - A virada sofrida diante do Goiás na Sul-Americana de 2010, no Pacaembu, foi uma vergonha! E o Verdão tinha vencido em Goiânia por 1 a 0.

7º - A virada sofrida contra o Vasco da Gama na decisão da Copa Mercosul de 2000, após abrir 3 a 0 no Palestra Itália, foi o joelho da cobra! O jogo acabou em 4 a 3 para o Gigante da Colina, que, claro, contava com um time espetacular.

8º - Vivendo um jejum de 10 anos sem títulos do Paulistão, o Palmeiras teve a chance de quebrar o tabu na final de 1986 contra a modesta Inter de Limeira. O time do interior, comandado por Pepe, o Canhão da Vila, levou a melhor e o Palmeiras só sairia da fila em 1993.

9º - Na reinauguração de seu estádio, que deixou de ser Parque Antárctica para virar Allianz Parque, em 2014, o Verdão foi duramente derrotado pelo Sport, em uma jogo de gala do saudoso Ananias, que morreu em 2016 na tragédia envolvendo o avião da Chapecoense.

10º - E sobre Mundial de Clubes, preciso falar? (Risos).

Bem, agora é a sua vez, amigo internauta.

Recorde nos comentários outros grandes vexames da história alviverde.

Opine!