Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

10 fatos da história são-paulina que irritam qualquer tricolor!

Destaque do jornal Folha de S.Paulo sobre o suposto rebaixamento do São Paulo no Paulista de 1990 - Reprodução/Folha de S.Paulo
Destaque do jornal Folha de S.Paulo sobre o suposto rebaixamento do São Paulo no Paulista de 1990 Imagem: Reprodução/Folha de S.Paulo

07/03/2023 10h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São-paulinos, não adianta vocês ficarem bravos comigo.

Fiz, nos últimos dias, textos com este mesmo tema envolvendo Corinthians, Flamengo e Palmeiras.

Logo, não poderia deixar vocês de fora, não é mesmo?

Portanto, vamos lá!

Abaixo, confira 10 fatos da história que irritam qualquer torcedor do São Paulo Futebol Clube.

1º - Cito como primeiro o atual jejum de títulos do São Paulo. E não concordo com a generosa conta que o coloca com "apenas" 11 anos na fila. Sim, pois Sul-Americana não quebra tabu de títulos. Muito menos o Paulistão. Portanto, o jejum atual tricolor já dura nada mais nada menos do que 15 anos (o último título de verdade foi o Brasileiro de 2008). Uma enorme vergonha para o clube que já foi o maior da América do Sul.

2º - Nos últimos anos, o Tricolor acumula eliminações vergonhosas, como para o Avaí (Copa do Brasil 2011), Penapolense (Paulistão 2014), Bragantino (Copa do Brasil 2014), Audax (Paulistão 2016), Juventude (Copa do Brasil 2016), Defensa y Justicia (Sul-Americana 2017), Cólon (Sul-Americana 2018), Talleres (pré-Libertadores 2019), Lanús (Sul-Americana 2020), entre tantos outros. O São Paulo, definitivamente, parece não saber jogar como favorito.

3º - Quem não se lembra da vexatória goleada sofrida pelo São Paulo diante do Corinthians em 2015, no ainda Itaquerão? 6 a 1 com o Timão já campeão e atuando com equipe reserva. Foi terrível!

4º - Dos clubes considerados grandes, o São Paulo é o único que ainda não conseguiu vencer a Copa do Brasil. Tempos atrás, existia a desculpinha de que o Tricolor não jogava a competição por sempre estar na Libertadores. Mas agora, com todo mundo jogando o torneio todo ano, esse argumento não cola mais!

5º - Em sua história, o São Paulo sofreu algumas goleadas marcantes. A primeira foi em 1940, contra o Botafogo, quando perdeu por 8 a 1. Mas quem não se lembra dos 7 a 2 da Portuguesa no Pacaembu, em 1998, e dos 7 a 1 do Vasco em São Januário, em 2001?

6º - O são-paulino se vangloria pelo jogo do "Cai-Cai", quando o Santos de Pelé deixou o gramado em duelo contra o Tricolor em 1963. Mas que o São Paulo fugiu de campo contra o Palmeiras, em clássico de 1942, pouca gente fala, né?

7º - Em 2002, o São Paulo conseguiu ser eliminado pelo Corinthians, seu maior rival, duas vezes em 12 dias: na Copa do Brasil e no Rio-São Paulo. Que freguesia!

8º - O são-paulino não tem apenas boas lembranças do período entre 2005 e 2008. Já que vale lembrar que em 2007 o São Paulo foi humilhado pelo São Caetano, sendo eliminado do Paulista em pleno Morumbi pelo placar de 4 a 1.

9º - Em 2002, o São Paulo fez a melhor campanha da primeira fase do Brasileirão. Mas, logo nas quartas de final, conseguiu perder duas vezes para o surpreendente Santos, que tinha se classificado no apagar das luzes para a fase final.

10º - Preciso lembrar do legítimo, verdadeiro e inegável rebaixamento no Paulista de 1990?

Agora é a sua vez, amigo internauta.

Relembre outros vexames da história do Tricolor paulista!

Opine!