Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
10 fatos da história santista que irritam qualquer torcedor do Peixe!
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Mas Milton Neves, você, com esses tais '10 fatos', já esculhambou o Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo e o Flamengo. E sobre os fatos da história do seu Santos, você não vai publicar?".
Muita calma nessa hora, meus amigos.
É claro que eu não serei parcial ao ponto de não elencar os grandes vexames da história do meu time do coração.
Mas sabem o que me dói mais?
Pensar que o pior ainda está por vir.
E pode ser que venha neste ano, no Brasileirão!
Só de pensar me dá calafrios, de verdade.
Bem, mas vamos lá:
1º - Começo citando o para lá de vergonhoso ?Jogo do Cai-Cai?, que aconteceu em um San-São de 1963. O Santos de Pelé (!!!) fugiu de campo por medo de levar uma histórica goleada. E isso aconteceu por uma bronca enorme com a arbitragem, é verdade, que já tinha mostrado vermelho ?só" para Coutinho e para o Rei. Mas, mesmo assim, era obrigação do então melhor time do mundo permanecer em campo, não é mesmo?
2º - E vamos incrivelmente citar de novo o Santos de Pelé. Afinal de contas, como pôde o time mais temido do planeta levar 6 a 2 do ainda desconhecido Cruzeiro (sem sacanagem, a Raposa ainda não era mesmo nacionalmente conhecida) no Mineirão, na decisão do Brasileiro de 1966? É que estava nascendo lá em BH uma máquina azul com nomes como Tostão, Dirceu Lopes, Natal, Raul, Procópio e cia. Mas, mesmo assim, foi feio demais para o Peixe!
3º - Em número de vitórias, o Santos não leva vantagem diante de nenhum dos seus maiores rivais do estado. Já perdeu mais do que ganhou do Corinthians (mesmo com o tabu de 11 anos), do São Paulo e do Palmeiras. E, pelo andar da carruagem, é muito difícil que esse cenário seja revertido
4º - Além disso, nos clássicos, o Santos sequer tem a maior goleada de cada confronto. Perdeu para o Palmeiras por 8 a 0 em 1932, para o São Paulo por 9 a 1 em 1944, e para o Corinthians por 11 a 0 em 1920.
5º - E por falar em goleada, não posso me esquecer dos 7 a 1 do Corinthians em 2005. Mas, em defesa do meu Santos, o que posso dizer é que pelo menos dois gols do Timão naquela tarde foram irregulares (risos).
6º - Bem, e está para nascer clube para criar craques como o Santos, não é mesmo? Mas também é impressionante como o Peixe se desfaz com enorme facilidade de suas joias. O exemplo maior disso, claro, foi a nebulosa transferência de Neymar para o Barcelona.
7º - Agora não falarei sobre um vexame, e sim sobre um trauma. Afinal de contas, qual santista não se lembra da dolorosa eliminação do Paulista de 2001 diante do Corinthians, no Morumbi? Aquele gol de Ricardinho, no último lance do duelo, foi um tiro na alma do torcedor do Peixe.
8º - Em 2009, o Santos conseguiu ser eliminado da Copa do Brasil, com Neymar e Ganso em campo, pelo modesto CSA. E na Vila Belmiro! Um vexame daqueles!
9º - Esse aconteceu em 2022, na Copa Sul-Americana. Gente, ser eliminado da competição pelo Deportivo Táchira, da coitada da Venezuela, na Vila Belmiro, foi o ?joelho da cobra?. Imperdoável!
10º - Como último quero citar as três últimas campanhas do Santos no Paulista. Bem, brigar contra o rebaixamento uma ou outra vez no estadual até que é perdoável. Mas três vezes consecutivas? Ah, aí não dá!
E você, amigo internauta, lembra algum outro vexame da história do meu amado Santos?
Opine!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.