Milton Neves

Milton Neves

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

No Dia dos Professores, os cinco melhores técnicos que eu vi!

Ah, como vocês gostam de uma listinha, não é mesmo?

Tudo para, nos comentários, ficarem me pentelhando.

"Ô, Milton Neves, você esqueceu fulano, foi injusto com sicrano e não deveria ter citado beltrano" (risos).

Mas, tudo bem, podem me cornetar à vontade.

E podem criar as listas de vocês também, é claro.

É que hoje, 15 de outubro, é Dia dos Professores e eles merecem todas as homenagens do mundo.

Inclusive os "Professores da Bola".

Por isso listarei abaixo os cinco melhores técnicos de futebol que acompanhei.

E olha que de treinador eu entendo, hein?

Continua após a publicidade

Não à toa fui o escolhido pelo projeto Band-Traffic para apresentar o conceitual e emblemático "SuperTécnico" (1999 - 2001).

Bom, então vamos lá!

5º - Zagallo

Zagallo foi um excelente ponta-esquerda, obviamente. Mas craque mesmo ele foi como técnico. São "milhares" de títulos em seu rico currículo comandando a seleção brasileira, o Flamengo, o Botafogo, o Fluminense, o Vasco, entre tantos outros clubes e seleções. Não por acaso é considerado pela Revista World Soccer como nono melhor treinador de todos os tempos.

4º - Vanderlei Luxemburgo

Coloco o Luxemburgo nesta lista, claro, por tudo que eu vi o "Pofexô" fazendo nos anos 90 e 2000, mas, principalmente pelas maravilhas que falam os jogadores que foram comandados por ele. Edmundo, por exemplo, que tem relações cortadas com Vanderlei, diz que ele é o melhor técnico com quem trabalhou. Uma pena que não tenha dado certo na seleção e na Europa.

Continua após a publicidade

3º - Telê Santana

Escolho Telê como terceiro mais pelo maravilhoso São Paulo do início dos anos 90 que pela ótima seleção de 82. É que, para mim, seleção boa é aquela que ganha. E como Telê não conseguiu ganhar o mundo com o Brasil, deu a volta por cima no Morumbi, criando a sua própria seleção que dominou o planeta por duas temporadas.

2º - Rubens Minelli

Como foi maravilhosa a carreira de Minelli, o técnico mais vitorioso do final dos anos 60 e dos anos 70 dirigindo três times diferentes (o Palmeiras, que ganhou o Brasileiro de 1969, o Internacional, que venceu os Brasileiros de 1975 e de 1976, e o São Paulo, que conquistou o Brasileiro de 1977). Isso sem falar nas ótimas passagens pelo Grêmio e pelo Paraná.

1º - Luís Alonso Peres, o Lula

Como não colocar no primeiro lugar desta lista o primeiro Lula famoso do Brasil? Luís Alonso Pérez tinha "matéria-prima", é verdade. Mas nunca saberemos se outro treinador teria conseguido formar o maior time do mundo de todos os tempos, como ele fez com o Santos do final dos anos 50 e início dos anos 60. Foi ele quem inventou o Pelé e o futebol para valer a partir da Vila Belmiro.

Continua após a publicidade

E aí, o que achou dos meus escolhidos?

Opine!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes