No Dia dos Professores, os cinco melhores técnicos que eu vi!
Ah, como vocês gostam de uma listinha, não é mesmo?
Tudo para, nos comentários, ficarem me pentelhando.
"Ô, Milton Neves, você esqueceu fulano, foi injusto com sicrano e não deveria ter citado beltrano" (risos).
Mas, tudo bem, podem me cornetar à vontade.
E podem criar as listas de vocês também, é claro.
É que hoje, 15 de outubro, é Dia dos Professores e eles merecem todas as homenagens do mundo.
Inclusive os "Professores da Bola".
Por isso listarei abaixo os cinco melhores técnicos de futebol que acompanhei.
E olha que de treinador eu entendo, hein?
Não à toa fui o escolhido pelo projeto Band-Traffic para apresentar o conceitual e emblemático "SuperTécnico" (1999 - 2001).
Bom, então vamos lá!
5º - Zagallo
Zagallo foi um excelente ponta-esquerda, obviamente. Mas craque mesmo ele foi como técnico. São "milhares" de títulos em seu rico currículo comandando a seleção brasileira, o Flamengo, o Botafogo, o Fluminense, o Vasco, entre tantos outros clubes e seleções. Não por acaso é considerado pela Revista World Soccer como nono melhor treinador de todos os tempos.
4º - Vanderlei Luxemburgo
Coloco o Luxemburgo nesta lista, claro, por tudo que eu vi o "Pofexô" fazendo nos anos 90 e 2000, mas, principalmente pelas maravilhas que falam os jogadores que foram comandados por ele. Edmundo, por exemplo, que tem relações cortadas com Vanderlei, diz que ele é o melhor técnico com quem trabalhou. Uma pena que não tenha dado certo na seleção e na Europa.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber3º - Telê Santana
Escolho Telê como terceiro mais pelo maravilhoso São Paulo do início dos anos 90 que pela ótima seleção de 82. É que, para mim, seleção boa é aquela que ganha. E como Telê não conseguiu ganhar o mundo com o Brasil, deu a volta por cima no Morumbi, criando a sua própria seleção que dominou o planeta por duas temporadas.
2º - Rubens Minelli
Como foi maravilhosa a carreira de Minelli, o técnico mais vitorioso do final dos anos 60 e dos anos 70 dirigindo três times diferentes (o Palmeiras, que ganhou o Brasileiro de 1969, o Internacional, que venceu os Brasileiros de 1975 e de 1976, e o São Paulo, que conquistou o Brasileiro de 1977). Isso sem falar nas ótimas passagens pelo Grêmio e pelo Paraná.
1º - Luís Alonso Peres, o Lula
Como não colocar no primeiro lugar desta lista o primeiro Lula famoso do Brasil? Luís Alonso Pérez tinha "matéria-prima", é verdade. Mas nunca saberemos se outro treinador teria conseguido formar o maior time do mundo de todos os tempos, como ele fez com o Santos do final dos anos 50 e início dos anos 60. Foi ele quem inventou o Pelé e o futebol para valer a partir da Vila Belmiro.
E aí, o que achou dos meus escolhidos?
Opine!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.