Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Derrota no UFC Vegas afasta sonho de novo cinturão para Dos Anjos

Rafael dos Anjos foi derrotado no main event do UFC Vegas 58 - GettyImages
Rafael dos Anjos foi derrotado no main event do UFC Vegas 58 Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

10/07/2022 02h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Próximo de completar 38 anos, Rafael dos Anjos ficou realmente distante do sonho de disputar o cinturão do UFC pela primeira vez em mais de dez anos. Competindo em alto nível em duas categorias, RDA mediu forças com os principais nomes dos pesos-leves (70 kg) e dos meio-médios (77 kg) na última década mas, após ser derrotado pelo xará Rafael Fiziev neste sábado (9), em Las Vegas, se viu longe do status de contender em ambas as divisões. E o cenário nada animador se deve a uma conjunção de fatores.

A começar pelo equilíbrio apresentado entre os pesos-leves, a categoria mais povoada do UFC. Com tantos nomes de peso brigando pelo topo da divisão, como Charles Do Bronx, Islam Makhachev, Justin Gaethje e Michael Chandler, é natural que qualquer revés represente um grande passo para trás. Mas, para piorar, o cenário estagnado do top 5, que ainda aguarda a definição da luta que será válida pelo título que segue vago, torna o futuro do veterano mais difícil.

Vale lembrar que isso não é uma novidade, e tampouco uma exclusividade de Dos Anjos. Tony Ferguson, por exemplo, disputou o título interino após acumular nove vitórias seguidas no evento. Charles Do Bronx precisou vencer oito rivais em sequência antes de lutar pelo cinturão. Já Beneil Dariush, dono de sete triunfos em linha, ainda não teve sua chance de ouro no octógono mais famoso do mundo.

Sem tempo a perder, uma vez que, como dito antes, RDA completa 38 anos em outubro, uma opção natural para mudar os ares e evitar a longa fila poderia ser a mudança de categoria. No entanto, Dos Anjos perdeu quatro de suas cinco últimas lutas na divisão até 77 kg. Claro, exemplos como Glover Teixeira, que foi campeão aos 42 anos, provam que a idade, ao menos no mundo do MMA, pode ser relativa.

Acontece que, por si só, a categoria dos leves não conta com campeões veteranos. Ferguson, próximo dos 34 ao conquistar o título interino, foi o mais velho a chegar ao topo da divisão. Além disso, Dos Anjos soma 44 lutas como profissional de MMA, sendo que 26 delas terminaram por decisão - ao todo, o brasileiro é o segundo atleta com mais tempo em ação na história do evento.

Depois de exigir tanto de seu corpo nos últimos anos, será que ele teria ânimo, disposição e resistência para mais uma tentativa de chegar ao topo do UFC? Só o tempo irá dizer, mas as odds não são nada favoráveis…