Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Quase lá! Charles Do Bronx briga por posto de melhor peso-leve da história do UFC
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Já são 11 vitórias seguidas no octógono do UFC, além dos recordes de maior número de finalizações (16) e do maior número de triunfos (19) pela via rápida no evento. Com pouco mais de 12 anos de serviços prestados na organização, Charles 'Do Bronx' parece muito próximo de cravar seu nome de forma ainda mais profunda no esporte.
A bola foi levantada pelo ex-atleta e atual comentarista do UFC Michael Bisping. Caso vença Islam Makhachev neste sábado, na visão do britânico, Charles pode pleitear o posto de melhor peso-leve da história da organização. Um feito e tanto para o competidor que caminha a passos largos para se tornar um Hall da Fama.
Embora não exista um título ou denominação oficial para tal feito, o fato de ter seu nome como parte da discussão entre fãs e especialistas engrandece o legado de Do Bronx. E para defender sua 'candidatura', o atleta teria um argumento poderoso caso, como sugeriu Bisping, vença Islam. Afinal, não fosse a polêmica pesagem que resultou na perda de seu cinturão, Charles teria, então, quatro triunfos seguidos em duelos válidos pelo cinturão.
A marca igualaria o recorde da divisão com outros quatro nomes: BJ Penn, Frankie Edgar, Khabib Nurmagomedov e Benson Henderson. Entre eles, além de Edgar que fará sua aposentadoria no mês que vem, Charles é o único em atividade e vive o auge de sua forma aos 33 anos.
Ao sair do octógono neste sábado, o atleta terá feito sua apresentação de número 31 no UFC, uma a menos do que Rafael dos Anjos e Diego Sanchez, donos da quinta posição na lista dos atletas que mais se apresentaram no show.
Outro dado curioso, além dos recordes citados no início deste texto, é que Do Bronx carrega índice de 90,48% de vitórias pela via rápida. Ou seja, 19 de seus 21 triunfos foram anotados antes do final do tempo regulamentar, o que lhe garante a oitava posição na história do evento no quesito agressividade - neste grupo, apenas quatro atletas foram campeões e Charles é o que competiu na categoria mais leve, a dos pesos-penas (65 kg).
Com tantos números e feitos, seria difícil não concordar que ele merece, de fato, ser parte ativa na seleta conversa que envolve os melhores atletas da categoria. Até porque, se levarmos em consideração apenas seu currículo entre os leves, Charles soma 12 vitórias e apenas uma derrota. E se vencer no sábado, o brasileiro terá batido, em sequência, todos os quatro melhores ranqueados de sua categoria. Isso sim é um feito difícil de ser igualado, em qualquer categoria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.