Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Após derrota em Abu Dhabi, UFC Rio é a melhor opção para Charles do Bronx

O brasileiro Charles "Do Bronx" foi derrotado pelo russo Islam Makhachev no UFC 280 e perdeu chance de conquistar o cinturão dos leves - Chris Unger/Getty
O brasileiro Charles 'Do Bronx' foi derrotado pelo russo Islam Makhachev no UFC 280 e perdeu chance de conquistar o cinturão dos leves Imagem: Chris Unger/Getty

Colunista do UOL

22/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A derrota para Islam Makhachev foi contundente e representou um grande banho de água fria para os fãs de Charles Do Bronx. Finalizado no segundo round da luta principal do UFC 280, no último sábado, o atleta brasileiro terá suas merecidas férias para descansar e analisar se precisa ou não mudar algo em seus treinos para seu próximo desafio. No entanto, sua equipe deve analisar uma opção com carinho.

No dia 21 de janeiro, o UFC retorna ao Brasil após três anos de hiato em card que contará com a transmissão da Band. Por isso, apesar do pouco tempo de preparação para uma nova apresentação no octógono, a presença de Do Bronx no card pode representar ganhos para todos os envolvidos -- caso ela seja possível obviamente.

A começar pelo próprio canal de TV, que precisa registrar bons níveis de audiência em sua primeira transmissão de um card do evento. Lutador mais popular no país, Charles tem potencial de sobra para, mesmo na posição de co-main event, garantir a visibilidade que o show precisa. Em troca, ele cravaria seu posto de rosto do MMA no Brasil diante de milhões que acompanhariam o show ao vivo.

Faltaria apenas o oponente ideal para o duelo. E como bem diz Dana White, não é justo com os atletas casar lutas logo após uma disputa no octógono. Por isso, vou apenas apontar um cenário ideal que, na minha opinião, faria sentido para todos os envolvidos.

Neste mesmo card do UFC 280, Beneil Dariush venceu sua luta por pontos e, além de ser o atual número seis do ranking do evento, é o único da lista que ainda não enfrentou Charles. Embalado por oito vitórias seguidas no show, o atleta precisa de um grande nome pela frente para poder pleitear uma chance pelo cinturão.

Por sua vez, Charles deixou claro que quer voltar o quanto antes para a fila em busca de um title shot -- e nada mais importante do que encarar alguém em boa fase para confirmar seu status. Além disso, vale lembrar que eles quase se enfrentaram em 2020, quando o brasileiro teve problemas pessoais e precisou cancelar sua apresentação.

A julgar pela posição de ambos no ranking, proximidade de disputar o cinturão dos pesos leves do UFC e a quase luta no passado, me parece claro que um encontro no octógono a seguir seria ideal. Se ambos estiverem em condições de se apresentarem logo em janeiro e seus times toparem, tudo faria sentido.