Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vitória de Islam Makhachev coroa legado de Khabib Nurmagomedov como treinador

Charles "Do Bronx" foi finalizado por Islam Makhachev  - Chris Unger/Getty
Charles 'Do Bronx' foi finalizado por Islam Makhachev Imagem: Chris Unger/Getty

Colunista do UOL

22/10/2022 18h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao se aposentar com um cartel invicto em 29 lutas profissionais no MMA, Khabib Nurmegomedov, dono de 13 triunfos no UFC, já havia prometido que Islam Makhachev seria seu sucessor. E neste sábado, sua profecia foi concretizada com direito a uma apresentação de gala em Abu Dhabi.

Melhor desde o início, o pupilo cumpriu o plano traçado e caminhou para frente o tempo todo, sem medo de trocar golpes em pé com o brasileiro. E em todo momento de aproximação, sua sólida base no wrestling e sambo o colocou em posição confortável para derrubar e controlar a luta por cima. Com este ritmo, a finalização não demorou para acontecer. Isso te lembra algo?

O estilo, ritmo e treino são praticamente os mesmos. Assim como Khabib, Makhachev de sua força e ritmo para impor seu estilo e, ao mostrar que tem chão para fazer frente, coroou a nova carreira de Khabib, o treinador. Verdade seja dita, seu time de atletas no UFC venceu quase todas as apresentações e, embora por vezes alguns dos duelos não empolguem, o resultado o coloca como técnico de destaque no cenário internacional.

Um feito e tanto para o russo de apenas 34 anos, que fez a transição de sua carreira após o falecimento do pai e mentor Abdulmanap Nurmagomedov. Não à toa, Islam fez questão de homenagear ambos, inclusive colocando o cinturão no ombro de Khabib, que humildemente aceitou por poucos segundos, antes de colocá-lo de volta nas mãos de quem o merece.

Lutador invicto no MMA e ex-campeão mundial de sambô, treinador de renome de um campeão do UFC. Khabib, mais uma vez, deixou o saudoso Abdulmanap orgulhoso. Seja onde ele estiver.