Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Vitória contra Anderson Silva no boxe consagra 'fenômeno Jake Paul'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
'Novo normal'! Derrota de Anderson Silva consagra duelos de celebridades da internetO modelo de negócios era inusitado e não demorou muito para ganhar a atenção dos fãs de esportes de combate. Famosos na internet, celebridades do mundo digital passaram a promover duelos de boxe com engajamento suficiente para gerar milhões de dólares, tanto que nos últimos anos a ideia ganhou espaço e colocou em prática algumas das disputas mais inusitadas da história.
Responsável pela escalada inicial de popularidade dos combates entre celebridades, Logan Paul fez apenas três apresentações de boxe e, mesmo sem vencer nenhuma delas, ele embolsou milhões e acabou contratado pela WWE, maior liga de pro-wrestling do mundo.
Nas duas primeiras lutas, em 2018 e 2019, o youtuber encarou o digital influencer KSI e provou o real valor desta promoção, o que chamou a atenção do então aposentado Floyd Mayweather. No ano passado, o ex-campeão mundial de boxe mediu forças contra Logan em um estádio de futebol americano para mais de 30 mil fãs, o que abriu espaço para os planos ambiciosos de Jake, irmão mais novo do rival.
Com apresentações no boxe profissional desde 2020, o também youtuber se tornou o maior nome deste formato e mirou na rivalidade entre boxe e MMA para alcançar seu objetivo. Talentoso e dedicado, Jake assume riscos na mesma medida em que gerencia sua carreira com cuidado. Em linha, ele bateu os ex-UFC Ben Askren e Tyron Woodley (duas vezes) antes de encarar Anderson Silva neste sábado, em Glendale (EUA). E este duelo ampliou ainda mais os horizontes para o americano e para os combates, chamados de 'o novo normal'.
A começar pelo calibre do rival. Afinal, esta foi a primeira vez que Paul enfrentou um oponente especialista na luta em pé e Anderson, mesmo próximo dos 50 anos, ainda possui técnica exuberante. Desta forma, o interesse em ver o youtuber se testar contra jovens profissionais do boxe só cresce, ao mesmo tempo que outras super lutas surgem diariamente no horizonte - Nate Diaz, Georges St-Pierre e Uriah Hall são nomes ventilados como possíveis próximos adversários.
Além disso, apesar do combate que reuniu uma celebridade da internet e um ex-campeão do UFC ter vendido cerca de mil ingressos a menos do que a capacidade total da arena montada na cidade de Glendale, a visibilidade alcançada impressiona. Pela primeira vez, Jake liderou a venda de pay-per-views no canal ShowTime nos EUA, posto que, durante anos, era ocupado por nomes do calibre de Floyd Mayweather.
Com tamanho interesse e diversas possibilidades em seu horizonte, o real valor de Jake Paul a partir de agora fica difícil de ser mensurado. E seu hype, ao que tudo indica, ainda está longe de atingir seu potencial completo. Por isso, este modelo de negócios, que parecia apenas uma aventura no começo, parece cada vez mais capaz de se consolidar de vez no mercado americano. E que os haters lidem com isso…
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.