Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O último dos grandes! Aposentadoria de Shogun encerra Era Pride no MMA
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Maurício Shogun foi nocauteado pelo pouco conhecido Ihor Potieria no último sábado (21), no UFC 283, no Rio de Janeiro. Ao final do confronto, ele oficializou sua aposentadoria do MMA e decretou o fim de um dos períodos mais importantes do esporte: a Era Pride.
Maior evento de MMA no início dos anos 2000, o torneio japonês recebeu alguns dos principais duelos já vistos na modalidade e revelou verdadeiras lendas, como o próprio Shogun. Aos 41 anos, o meio-pesado (93 kg) brasileiro se tornou o último dos grandes atletas a competir na organização a pendurar as luvas.
Ao encerrar este capítulo Shogun se despede, como ele mesmo disse, com sensação de dever cumprido. E também pudera. Vencedor do GP até 93 kg do Pride em 2005 e campeão dos meio-pesados do UFC anos depois, o curitibano foi bem-sucedido em organizações que contavam com regras e dinâmicas distintas.
Nos EUA, Shogun não pôde aplicar seus famosos tiros de meta e também não fez mais de uma luta por noite. No Japão, em um ringue, o lutador travou confrontos em diferentes categorias de peso e com rounds de dez minutos. Mas, independentemente do cenário, ele foi bem-sucedido.
Tanto é que sua história se mistura com a do Pride. Justamente no ápice da popularidade do show, Maurício Rua, na época visto como irmão de Murilo Ninja ou o parceiro de treinos de Wanderlei Silva, roubou os holofotes e enfileirou oponentes. Ao final do Pride, quando o show foi adquirido pelo concorrente UFC, Shogun já estava consolidado como um dos rostos mais famosos do esporte no mundo.
Dos 41 anos de idade de Maurício, 21 deles foram dedicados ao MMA profissional. Uma tarefa árdua demais até mesmo para um dos grandes já vistos neste esporte. Chegou a hora das merecidas férias!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.