Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Derrota de Bate-Estaca prova que é hora de focar em apenas uma categoria no UFC

Jessica Bate-Estaca Andrade foi derrotada neste sábado - Brandon Magnus/Zuffa LLC/Zuffa LLC
Jessica Bate-Estaca Andrade foi derrotada neste sábado Imagem: Brandon Magnus/Zuffa LLC/Zuffa LLC

Colunista do UOL

19/02/2023 00h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A missão era complexa. Três semanas depois de vencer no UFC Rio, Jéssica Bate-Estaca aproveitava um período de férias no Brasil quando recebeu o convite para substituir Taila Santos na luta principal de um show em Las Vegas. Sem tempo para treinar, a atleta, que cuidava de uma lesão na mão direita, aceitou o desafio e voou para os EUA para iniciar o trabalho de corte de peso e, assim, se apresentar na semana seguinte. Quanto maior o risco, maior a recompensa, certo?

Pois bem, apesar da boa performance neste sábado, Jéssica foi finalizada no segundo assalto por Erin Blanchfield e agora deve sentir o efeito do revés na próxima atualização do ranking do UFC, na próxima terça-feira. Terceira colocada na divisão dos moscas e sexta entre os palhas, a veterana deu um passo atrás em sua meta de disputar algum cinturão. Por isso, a mensagem ficou clara.

Apesar de ter ajudado o UFC neste sábado ao salvar o main event, o próximo passo natural da atleta tem que ser o foco em apenas uma única categoria de peso. Obviamente, que seja a dos palhas, divisão na qual já foi campeã e onde performa de maneira mais dominante diante das rivais de tamanho e dimensões similares.

Única atleta a ter vitórias em três categorias diferentes no evento, a brasileira tem apenas 31 anos. Com dois combates disputados neste ano, Jéssica deve contar com a estabilidade financeira necessária para não se preocupar em fazer decisões sem planejamento. Afinal, ela revelou em recente entrevista para a Ag Fight que precisou pedir um adiantamento ao UFC antes de sua luta no Rio de Janeiro para arcar com os custos de seu divórcio.

Que venham as merecidas férias e que ela volte a competir com um camp de treino completo e sem lesões. E, claro, na categoria correta.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL