Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Agora é a hora de Mackenzie Dern provar a que veio no UFC

Mackenzie Dern venceu Angela Hill por pontos no UFC Vegas 73 - Louis Grasse/ UOL
Mackenzie Dern venceu Angela Hill por pontos no UFC Vegas 73 Imagem: Louis Grasse/ UOL

Colunista do UOL

20/05/2023 23h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Multicampeã mundial de jiu-jitsu, jovem, bonita e carismática. As credenciais de Mackenzie Dern garantiam o destaque midiático merecido durante sua transição para o MMA. E em suas primeiras apresentações, a habilidade no chão ficou evidente e não demorou até que os promotores do UFC deixassem claro o interesse em contratá-la. Até aí, tudo como esperado.

Nos passos a seguir de sua carreira, um turbilhão envolvendo troca de equipe, problemas com o corte de peso e uma repentina gravidez apresentaram obstáculos demais para a atleta, que conheceu sua primeira derrota. Cenário este que pareceu contribuir rapidamente para sua evolução profissional.

Mais dedicada aos treinos e com a vida regrada, Mackenzie acumulou quatro triunfos seguidos e se colocou em rota de colisão pelo título dos pesos-palhas. Foi aí, porém, que o nível da competição subiu e Mackenzie encontrou rivais aptas a evitarem a luta agarrada ou a se defenderem com mais afinco de suas finalizações. Mais duas derrotas no cartel e algumas posições perdidas no ranking.

E foi assim que a disputa deste sábado, contra Angela Hill, se desenhou de forma tão importante na carreira da atleta. Conhecida muito mais por sua experiência e raça do que pela habilidade técnica, Hill seria definitiva para o futuro de Mackenzie - uma nova derrota custaria degraus valiosos na caminhada rumo ao título.

A vitória contra uma rival com status de "porteira" na divisão, por outro lado, provou que Mackenzie merece sim estar no top 10 dos palhas. No entanto, chegou a hora evoluir, curiosamente mais uma vez quando ela enfrenta um novo turbilhão em sua vida. Em processo de separação do ex-marido, a atleta também narrou que seu treinador principal não pôde se dedicar ao seu camp, o que tornou o combate ainda mais desafiador.

E se a vitória veio apesar dos percalços, a lutadora também mostrou que ainda pode evoluir tanto na trocação quanto em suas quedas. Dona do melhor jogo de luta agarrada da categoria, se Mackenzie conseguir derrubar com mais desenvoltura, suas chances de chegar ao topo aumentam exponencialmente.

Como ela evoluiu demais no primeiro turbilhão que envolveu sua carreira, imagino que agora, mais madura e na melhor forma física de sua vida, o salto possa ser maior. O hype é real, falta agora ajustar um parafuso ou outro para chegar ao topo de sua categoria no MMA.