Topo

Na Grade do MMA

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Feitos de Amanda Nunes jamais serão igualados por homens no UFC

Amanda Nunes e aposentou com dois cinturões do UFC - GettyImages
Amanda Nunes e aposentou com dois cinturões do UFC Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

11/06/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diante da mexicana Irene Aldana, no UFC 289, Amanda Nunes mais uma vez mostrou por que é considerada a melhor lutadora da história das artes marciais mistas. A vitória impactante por decisão unânime dos jurados ainda foi coroada com a aposentadoria ao final do confronto. Agora, com a carreira encerrada, a atleta pode celebrar sua lista de feitos. E eles são muitos.

Por sinal, me arrisco a dizer que alguns deles jamais serão repetidos, tanto entre as mulheres como entre os homens. A começar por ela ter defendido dois cinturões de forma simultânea, fato que nunca sequer foi tentado anteriormente - e que dificilmente será replicado.

Com 16 vitórias no octógono, Amanda também sobra quando o assunto é confronto direto. Ao longo dos anos, ela já venceu todas as ex-campeãs das duas divisões em que competiu, a dos penas e a dos galos. Para completar, ela ostenta dois triunfos diante de Valentina Shevchenko, ex-campeã dos moscas.

Além de tudo isso, a Leoa recebeu nesta semana o broche da USADA (agência antidoping americana) confirmando que ela passou de forma limpa por 75 testes seguidos. Apenas ela e Henry Cejudo atingiram tal honraria da entidade.

O amplo domínio no octógono em duas divisões, a sequência de vitórias, os recordes obtidos entre as mulheres e o atestado de atleta limpa da USADA colocam a Amanda em posição de destaque. Dificilmente ela não fará parte das "indicações" do Mount Rushmore do esporte - seja entre os fãs ou especialistas.

Este é o nome de um parque nacional dos EUA, que conta com o rosto de quatro ex-presidentes americanos esculpidos em rochas. Por isso, ele virou uma expressão no país, uma espécie de TOP 4. E ao lado de nomes do calibre de Jon Jones, Anderson Silva, Georges St-Pierre, Khabib Nurmagomedov e José Aldo, Amanda Nunes merece entrar na disputa. Faça a sua lista, porque a minha já foi feita. Algum dia eu conto aqui para vocês…