Opinião

Alex Poatan se credencia para vingar Glover Teixeira no UFC

Ex-campeão dos pesos-médios do UFC, Alex Poatan protagonizou estreia disputada na categoria dos meio-pesados neste sábado (29), em Salt Lake City (EUA). Diante do veterano Jan Blachowicz, o brasileiro voltou a mostrar seu afiado jogo na luta em pé, além de deixar clara a sua evolução na defesa de quedas e principalmente na luta agarrada. Como resultado, ele se coloca em uma curiosa rota de colisão com nomes que atraem o interesse dos fãs brasileiros.

Afinal, Alex é parceiro de treinos e pupilo de Glover Teixeira, ex-campeão de sua nova categoria que foi derrotado por Jamahal Hill e Jiri Prochazka em suas duas últimas lutas. Curiosamente, os dois algozes se machucaram logo após conquistarem o cinturão, o que deixou o posto de campeão vago.

Com o triunfo deste sábado, Poatan garante que se credenciou para disputar o título, mas resta saber quando e contra quem. Até o momento, ao que tudo indica, Prochazka larga como o grande favorito para medir forças com o kickboxer.

O representante da República Tcheca, que conquistou o título contra Glover em junho de 2022, ainda se recupera de uma lesão sofrida no final do ano passado, embora veja seu nome ventilado para uma nova apresentação já no final desta temporada.

Hill, responsável por vencer Glover em janeiro deste ano, em luta que marcou a aposentadoria do brasileiro, abandonou o posto de campeão há apenas duas semanas - o que deve deixá-lo de fora do cage o resto do ano inteiro.

Portanto, uma vez que o cinturão segue sem dono, projeção nada agradável para os promotores do UFC, é de se esperar que a decisão oficial seja tomada em breve, já nas próximas semanas. O que ajuda e muito o brasileiro.

Com ritmo de luta - Poatan já competiu duas vezes na temporada - e sem o corte brusco de peso ao qual se sujeitava quando competia entre os médios, o brasileiro serve como uma luva para o evento. Até porque, a possibilidade de vingar seu treinador é um fator automático de promoção para a disputa (acredite, não há cenário melhor que esse).

Agora, se por acaso nenhum dos algozes de Glover puder entrar em ação, imagino que a última opção seria escalar o duro russo Magomed Ankalaev. Mas isso seria tema para outra análise desta coluna…

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes