Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Caio Borralho assume posto de melhor brasileiro nos médios do UFC

Caio Borralho enfrentou o maior desafio de sua carreira. Neste sábado (24), o lutador de 31 anos superou o veterano Jared Cannonier em sua primeira luta principal no UFC e alcançou um objetivo significativo: consolidou-se como o principal brasileiro na divisão dos pesos-médios. Essa é a mesma categoria que já teve como campeões Anderson Silva, Alex Poatan e Murilo Bustamante.

Afirmo categoricamente que essa conquista se deve a dois fatores. O primeiro é o ranking. Atualmente, ocupando a 12ª posição, Borralho deve herdar a quinta posição de Cannonier após a vitória, o que o coloca no caminho dos principais nomes da categoria e o posiciona à frente de Paulo Borrachinha, o brasileiro mais bem colocado até então.

O segundo ponto é a boa fase de Borralho, o que o diferencia de Borrachinha, que ocupa o oitavo lugar no ranking e era o melhor brasileiro na lista. Com quatro derrotas nas últimas cinco lutas, o ex-desafiante ao título não tem previsão de retorno ao octógono, enquanto Borralho demonstra constância e entrega resultados.

Aos 31 anos, Caio Borralho permanece invicto no UFC, acumulando sete vitórias consecutivas no octógono -- a maior sequência da divisão, ao lado do campeão Dricus du Plessis. Ex-professor de Química, Borralho fala inglês fluentemente, lida bem com entrevistas e se destaca pelo seu discurso contra o bullying. Em outras palavras, o rótulo de "pacote completo", tão comum nos Estados Unidos, encaixa-se perfeitamente no primeiro representante do estado do Maranhão a competir no UFC.

Se ainda havia alguma dúvida sobre o verdadeiro potencial de Caio Borralho na maior organização de MMA do mundo, ela foi dissipada neste sábado. A partir de agora, apenas os maiores desafios e os principais nomes da categoria o separam do tão sonhado cinturão. Com a experiência que tenho na cobertura deste esporte, arrisco dizer que ele precisa de apenas mais uma vitória para desafiar o campeão. Mas isso é assunto para um próximo texto nesta coluna?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.