Justiça nega liminar e proíbe festival de música no Parque Olímpico
O juiz federal Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio, negou no começou da tarde desta sexta-feira (17) um pedido de liminar dos organizadores do Happy Holi Tour 5 Anos, festival de música marcado para acontecer no domingo no Parque Olímpico da Barra. Os governos federal e municipal tinham até por volta das 16h50 desta sexta para interditarem todas as instalações construídas para os Jogos Olímpicos do Rio, o que inclui o Parque Olímpico. Por parte da prefeitura, a ordem foi cumprida às 16h44.
Procurado ao longo dos últimos dois dias, o Ministério da Cidadania não informou o calendário de eventos do local. Da parte esportiva, sabia-se que a seleção feminina de basquete tinha treinos planejados para a Arena Carioca 1 ao longo desta e da próxima semana e que o Flamengo reservou datas para quatro jogos de basquete nas próximas duas semanas, incluindo um duelo pela Champions League no domingo, já transferido para o ginásio do Tijuca.
Nesta sexta, prefeitura e governo federal entraram com recursos para impedirem a interdição das arenas. Paralelamente, a JC Batista Organização de Eventos pleiteou autorização judicial para utilizar a área externa do Parque Olímpico no domingo, alegando que seu planejamento só incluía a utilização de 25% do estacionamento externo das Arenas Cariocas (área do governo federal), com o restante do festival ocorrendo na área privada do parque.
Ao negar a liminar, o juiz explicou que a interdição serve como "medida indutiva e coercitiva apta a possibilitar a conclusão documentada do parque olímpico". "A parte onde o evento pretendia ocorrer se situa no interior do parque, não podendo o problema individual da empresa sobrepujar ao problema de segurança como um todo, principalmente pela possível presença de crianças ou mesmo pessoas idosas, o que agrava o aspecto da operacionalização do evento", justificou.
Pelo Instagram, o festival, que terá shows de grupos jovens das 12h às 21h55 de domingo, não informou da proibição. Pelo contrário. A empresa segue vendendo ingressos, anunciando, nos Stories, que o segundo lote de entradas só será comercializado até amanhã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.