Relato de campeão olímpico com Covid-19 contraria Bolsonaro sobre atletas
"De longe, o pior vírus que já sofri. Qualquer atividade física como andar me deixa exausto por horas. A perda de condicionamento no corpo tem sido imensa." O relato sobre como é ter o coronavírus não é de um idoso, nem de um portador de doença crônica, considerados os grupos de risco do Covid-19, mas do campeão olímpico de natação Cameron Van der Burgh, sul-africano de apenas 31 anos.
"A perda de condicionamento corporal foi imensa e só pode ser sentida pelos atletas que contraem a covid-19, pois sofrerão uma grande perda de condicionamento atual durante o último ciclo de treinamento. A infecção mais próxima da competição é a pior", contou o nadador, ouro nos 100m peito em Londres e prata no Rio.
O relato do sul-africano contradiz declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que em pronunciamento em cadeia de televisão nesta terça-feira disse que não correr qualquer risco de sofrer as consequências do coronavírus porque, apesar dos 65 anos, diz ter sido "atleta" no passado.
Van der Burgh não é o único atleta de alto rendimento a sofrer com o Covid-19. Earvin Ngapeth, jogador francês de vôlei, considerado um dos melhores do mundo, passou três dias na UTI na Rússia. Ele tem apenas 29 anos. "Já deixei para trás o mais difícil. Passei três dias complicados, mas agora acabou, vou deixar o hospital em uma semana", postou o jogador no Instagram.
Rudy Gobert, do Utah Jazz, da NBA, primeiro jogador da liga a assumir estar com a doença, relatou que perdeu o olfato. "Só para atualizar a vocês, a perda de olfato e paladar é definitivamente um dos sintomas, não foi possível sentir o cheiro de nada nos últimos quatro dias. Alguém experimentando a mesma coisa?", escreveu os atletas nas redes sociais ontem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.