Romário critica vídeo em que humoristas zombam de deficientes
Uma dupla de humoristas vem causando revolta em comunidades de apoio a pessoas com deficiência. Abner Henrique e Dihh Lopes dedicaram parte de um show para fazer piadas com autistas, deficientes físicos e pessoas com síndrome de Down. A gravação vem circulando em redes sociais e gerou críticas até o senador Romário, que tem uma filha com Down. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) vai notificar o Ministério Público pelas graves ofensas.
"Para ser humorista, no mínimo, se exige inteligência, porque é preciso enxergar além do que a maioria das pessoas enxerga. Identificar e reproduzir preconceitos para uma plateia que concorda com suas falas exige muito pouco da capacidade cognitiva", postou Romário, compartilhando o vídeo com a expressão "não há humor na crueldade".
"Em Brasília tava ganhando destaque uma banda de rock formada apenas por integrantes autistas. Uma novidade, não tem muito musica paraolímpica. Tinha videozinho com a música. Antes de clicar eu pensei: será que consigo assistir esse vídeo sem dar risada? Era cada um tocando uma música diferente. É muito difícil não rir de uma banda que o baterista está de fralda", diz Abner em uma parte do vídeo, enquanto seu colega "imita" um autista.
Ele continua: "Eu gosto de assistir Paraolimpíada. Tem uma vantagem. Se você por exemplo faz atletismo, você nunca vai sentir câimbra", ironiza Abner, enquanto Dihh gargalha. O outro humorista participa adiante: "No Teleton tem muitas crianças sonhando em voltar a andar. Se a gente parar para pensar deveria chamar Criança Esperança. No Criança Esperança ajudam criança com câncer, né? Mas tá errado. Se tem criança que não tem esperança".
Abner ainda se dedica a humilhar pessoas com a síndrome de Down: "Sou muito preocupado com o tipo de educação que meu sobrinho vai receber. Meu irmão é babão. Ele tem Down".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.