Comitê Paraolímpico convida Manu para treinar bocha após prova do BBB
Bastou uma prova do Big Brother Brasil para a palavra "bocha" se tornar uma das mais comentadas do Twitter, no domingo (12) à noite. Tudo porque a prova do líder consistia em um jogo de arremesso de precisão pelo chão, com uma bolinha pesada. Manu Gavassi venceu todas as quatro etapas da prova e se consagrou líder pela primeira vez.
Nas redes sociais, muitos defenderam que Manu entre para uma "seleção brasileira" e dispute a Olimpíada na bocha. O tom era de brincadeira, até porque a bocha, ainda que seja um dos esportes mais concorridos dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, não seja cotado para estar nos Jogos Olímpicos.
A bocha não é "olímpica", mas é paraolímpica. A versão adaptada do jogo é disputada por atletas com paralisia cerebral e está no programa dos Jogos Paraolímpicos desde 1994. O Brasil é uma potência desses esporte, com seis medalhas de ouro, três delas conquistadas por Dirceu Pinto, que morreu recentemente.
O Comitê Parolímpico Brasileiro (CPB) aproveitou que a bocha está em alta e, também pelo Twitter, convidou Manu a treinar com a seleção brasileira. "Olha aí, Manu Gavassi. Se quiser treinar bhocha, temos uma seleção campeã te esperando depois do BBB20", brincou o CPB. Manu, claro, poderia treinar, mas não competir.
Na bocha, com regras parecidas com as do curling, vence quem conseguir colocar suas bolinhas mais perto da bola branca, o bolim. Na classe C3 da bocha paraolímpica, para atletas com deficiência severa, inclusive há a utilização de calhas como as usadas na prova do líder do BBB.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.