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Lusa vende ingressos para jogo imaginário com Dener e mais 10

Dener em partida entre Portuguesa e Corinthians nos anos 90 - Reprodução
Dener em partida entre Portuguesa e Corinthians nos anos 90 Imagem: Reprodução

23/04/2020 04h00

Dona da melhor média de público da paralisada Série A-2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa já vendeu mais de 2,5 mil ingressos para sua próxima partida, sábado à noite, no Canindé. Em meio à pandemia e determinações para que as pessoas fiquem em casa, o jogo será imaginário, com a escalação confirmada de "Dener e mais 10". O adversário será o novo coronavírus.

A ideia é livremente inspirada na iniciativa do pequeno Lokomotive Leipzig, que um dia já foi enorme, finalista da Copa dos Campeões da Europa, mas que hoje joga a quarta divisão da Alemanha. Para arrecadar fundos, o clube promete um jogo "invisível" no dia 8 de maio e, até duas semanas atrás, já havia vendido 120 mil ingressos, cada um por um euro.

"A gente estava pensando em alguma ação social que a Lusa poderia liderar nesse momento, focando nos mais vulneráveis. Quando veio a notícia da Alemanha, deu o estalo. A gente poderia fazer algo parecido. E aí pensamos que a gente pode bolar uma coisa nossa, um jogo imaginário, não necessariamente invisível, e a partir dai mobilizar a torcida", diz Luiz Nascimento, um dos criadores do jogo imaginário, que vai atuar como comentarista.

A partida será às 19h do próximo sábado, na quarta transmissão online seguida do clube nesse dia e horário. Nos últimos três sábados foram exibidos, no Facebook e no Youtube do clube, filmes relacionados à Lusa, que já atraíam 25 mil espectadores, somados.

Para mobilizar a torcida, a escalação da Portuguesa para o duelo de sábado está sendo feita pelo site do clube. O técnico Fernando Marchiori, do time profissional, vai ocupar o cargo também no time imaginário. O treinador, porém, já avisou que o atacante Dener está confirmado na equipe de ídolos do clube.

A ação é em parte social e, em parte, uma necessidade do clube. A Portuguesa pagou os salários do time profissional com ajuda dos patrocinadores da equipe, mas está sem fonte de renda para honrar a folha de 40 funcionários do clube social. Não é segredo que a Lusa atualmente vive do arrecadado com eventos, que foram cancelados por conta da pandemia. Nem a tradicional Festa Junina da Portuguesa vai acontecer.

"É também para levantar alguma grana para conseguir o básico do clube", explica Nascimento. Metade do dinheiro arrecadado será destinado a pagar as contas do dia-a-dia do clube e a outra metade vai ajudar a Missão Eucarística Voz dos Pobres, que presta auxilio a pessoas em vulnerabilidade.

O clube pretende colocar o torcedor "dentro" do Canindé, com transmissão em vídeo diretamente do estádio, e narração de um jogo como se de fato ele estivesse acontecendo. "É uma questão lúdica. A ideia é uma transmissão mesmo. Uma parte obviamente é surpresa, outra parte vai surgir na hora", adianta Nascimento.

Os ingressos, claro, são uma desculpa para arrecadar doações. Por isso, cada pessoa pode comprar quantos ingressos quiser, da mesma forma que a transmissão deverá incentivar os espectadores a continuarem comprando ingressos, mesmo com o jogo rolando. A plataforma para a venda das entradas é a mesma que já vende os tíquetes para os jogos da Lusa.