Topo

Olhar Olímpico

COI pede desculpas e tira do ar vídeo nazista sobre a Olimpíada

Pessoas presentes no Estádio Olímpico de Berlim fazem a saudação nazista durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1936 - Schirner Sportfoto/picture alliance via Getty Images
Pessoas presentes no Estádio Olímpico de Berlim fazem a saudação nazista durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1936 Imagem: Schirner Sportfoto/picture alliance via Getty Images

24/07/2020 15h35

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu desculpas e tirou do ar um vídeo utilizado como peça de propaganda nazista referente aos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936. O vídeo havia sido publicado ontem (23) na conta do COI no Twitter.

Em celebração ao marco de um anos para a Olimpíada de Tóquio, o COI publicou uma série de vídeos mostrando o acendimento da pira olímpica de edições antigas dos Jogos de Verão, desde Atenas até o Rio. Para os Jogos de Berlim foi escolhido um trecho do documentário Olympia, da cineasta Leni Riefenstahl.

O documentário é controverso. Ao mesmo tempo em que é considerado um clássico do cinema, com técnicas de gravação avançadíssimas para a época, o filme é também tratado como uma peça de propaganda nazista, como aquela edição dos Jogos de forma geral. O atleta escolhido para acender a pira, por exemplo, não participou da Olimpíada e foi selecionado por ser ariano.

Publicado pelo COI, o vídeo foi criticado. "Por duas semanas, a ditadura nazista camuflou seu caráter racista e militarista. O nazismo explorou os Jogos para impressionar espectadores estrangeiros com a imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante. Mais tarde, o expansionismo da Alemanha, a perseguição a judeus e outros 'inimigos do Estado' aumentou", escreveu o perfil do Memorial de Auschwitz, retuitando a publicação do COI.

O comitê, horas depois, pediu desculpas. Disse que entende que as redes sociais tenham interpretado o vídeo de forma diferente do propósito original da postagem, que era celebrar a mensagem de união e solidariedade. "Pedimos desculpas àqueles que se sentem ofendidos pelo filme dos Jogos Olímpicos de Berlim-1936. Excluímos do Twitter este filme, que fazia parte da série de filmes que apresentavam a mensagem de unidade e solidariedade", comentou o COI.