Russo quebra as duas pernas tentando levantar 400 quilos
Uma cena chocante marcou o Campeonato Europeu de Powerlifter (no Brasil, usualmente conhecido como levantamento básico), esta semana. O russo Alexander Sedykh tentava levantar 400 kg no exercício de agachamento, seus joelhos não aguentaram e ele sofreu uma lesão gravíssima, caindo com o peso sobre o corpo.
A competição, em Dolgoprudny, perto de Moscou, na Rússia, era o Campeonato Mundial da Raw Powerlifting Federation, uma das diversas entidades representativas desses esporte, que não é olímpico. No Powerlifter, cada atleta faz três exercícios: supino (deitado), agachamento (dobrar os joelhos e esticá-los de novo, com a barra) e levantamento terra (tirar a barra do chão até ficar com o corpo ereto). O resultado final é a soma dos pesos levantados.
Sedykh se machucou no agachamento, prova em que os músculos e articulações mais exigidos são dos membros inferiores. Como se vê no vídeo abaixo (imagens fortes, sempre bom avisar), os joelhos dele não aguentaram os 400 quilos.
O russo foi levado imediatamente a um hospital e passou por uma cirurgia de emergência, que levou seis horas, de acordo com a agência de notícias RIA Novosti. Em entrevista a essa agência, Sedykh contou que seus joelhos precisaram ser reconstruídos. "Os tendões estouraram", relatou.
>
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.