Topo

Olhar Olímpico

Avancini faz história e vence Copa do Mundo em prova "olímpica"

Henrique Avancini na etapa de Vallnord, em Andorra, da Copa do Mundo de moutain bike da UCI - Boris Beyer/Red Bull Content Pool
Henrique Avancini na etapa de Vallnord, em Andorra, da Copa do Mundo de moutain bike da UCI Imagem: Boris Beyer/Red Bull Content Pool

04/10/2020 12h08

Henrique Avancini atingiu, hoje (4), o maior feito de sua premiada carreira. O brasileiro venceu pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike no XCO, a versão olímpica da modalidade, em Nove Mesto, na República Tcheca, onde tem início a temporada 2020. Conheça mais sobre ele nesse especial do UOL Esporte.

Avancini já havia vencido em Nove Mesto na sexta, mas no short track, uma prova bem mais curta, com característica completamente diferente. Foi a quarta vitória dele em Copas do Mundo nessa distância, sendo que a primeira havia sido há dois anos. O brasileiro também já foi campeão mundial na versão maratona do mountain bike.

Faltava, porém, uma vitória consagradora no XCO, depois de bater na porta diversas vezes, incluindo no começo da semana, quando foi realizada a primeira de duas etapas em Nove Mesto. Na ocasião, ele foi quinto colocado.

Hoje, ele venceu pedalando forte nos metros finais, deixando para trás o holandês Milan Vader e o astro suíço Nino Schurter, número 1 do ranking mundial e maior moutain biker da história. Os dois completaram um segundo depois do brasileiro, que é o segundo do ranking.

O ouro confirma que Avancini é o maior ciclista da história do país. Graças a ele, o MTB é febre no Brasil, a ponto de a transmissão da Copa do Mundo pelo canal da Red Bull ter mais audiência aqui do que em qualquer outro lugar do mundo.

+ Acompanhe o que mais importante acontece no esporte olímpico pelos perfis do Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. Segue lá! +