Governo não entrega plano para legado olímpico e nova autarquia é extinta
Criado em dezembro de 2019 para entregar um "plano de destinação" das arenas olímpicas, o Escritório de Governança do Legado Olímpico (EGLO) não cumpriu com sua obrigação e, por isso, está extinto desde o último sábado (16). Com isso, pela segunda vez durante o governo Jair Bolsonaro, a responsabilidade sobre o legado olímpico volta ao Ministério da Cidadania, onde não existem cargos voltados à gestão do espaço ou à formulação de um plano de ocupação.
Ainda no governo Michel Temer (MDB), em 2017, foi criada por decreto uma autarquia para gerenciar e pensar o futuro dos Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro. A validade expirou em meados de 2019 e poderia ter sido renovada por novo decreto, mas, apesar da vontade dos militares que então lideravam a Secretaria de Esporte, Bolsonaro não o fez. Assim, a AGLO foi extinta em julho de 2019.
O legado olímpico ficou acéfalo até dezembro de 2019, quando Bolsonaro enfim aceitou criar uma nova área para cuidar do espaço. Desta vez, um "escritório", o EGLO. Marcello Magalhães, padrinho de casamento de Flávio Bolsonaro, foi nomeado para liderar o EGLO. O nome desagradou os militares e, na queda de braço, prevaleceu a família presidencial. Os militares saíram do Esporte, e Magalhães virou secretário.
Com apenas cinco funcionários, o EGLO, porém, não cumpriu sua principal função, que era "apresentar plano de destinação das demais arenas até 15 de janeiro de 2021". Esse era o critério mínimo para que a existência do escritório fosse prorrogada até junho. Agora, o legado olímpico volta à estaca zero: não tem nenhum funcionário responsável por sua gestão, nem tem um plano de privatização.
Procurado, o Ministério da Cidadania disse o seguinte: "É importante destacar que não haverá interrupção nas atividades desenvolvidas nas arenas esportivas vinculadas à União e que todos os contratos, convênios e projetos em execução estão mantidos. Cabe informar ainda que o plano de destinação das arenas está em elaboração e será apresentado após a conclusão dos trabalhos".
+ Acompanhe o que mais importante acontece no esporte olímpico pelos perfis do Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. Segue lá! +
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.