Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comentarista de saltos ornamentais da Globo morre aos 68 anos

Silina Braga e o atleta olímpico Ian Mattos em homenagem a ela no Vasco - Reprodução/Facebook
Silina Braga e o atleta olímpico Ian Mattos em homenagem a ela no Vasco Imagem: Reprodução/Facebook

24/04/2021 11h43

A voz marcante da comentarista de saltos ornamentais do Grupo Globo nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos se calou. Silina Braga perdeu uma longa batalha contra um câncer que começou na barriga, e faleceu hoje, no Rio de Janeiro. Ela, que também foi atleta, técnica e árbitra, estava com 68 anos.

Silina Machado Araujo Braga foi uma das principais referências dos saltos ornamentais no Brasil e, por muitos anos, foi ligada ao Vasco da Gama. Em 2018, quando o clube reinaugurou a plataforma de saltos ornamentais, a homenageou com uma placa comemorativa. Até recentemente, ainda trabalhava como árbitra das principais competições nacionais.

Como comentarista, ela esteve em pelo menos duas edições dos Jogos Olímpicos, em Londres e no Rio, e comentou também outras competições importantes pela emissora, como Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Nas redes sociais, foi muitas vezes comparada ao comentarista de carnaval Milton Cunha, pela voz rouca.