Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Renan Dal Zotto tem boa recuperação, está lúcido, mas ainda intubado
Internado com covid em um hospital do Rio de Janeiro, o técnico Renan Dal Zotto está bem melhor, lúcido, conversando com a família, mas ainda intubado. Em nota divulgada na manhã de hoje (7), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que o treinador da seleção tem "períodos cada vez maiores sem a ventilação mecânica". Isso não significa, porém, que ele tenha sido extubado.
Renan foi submetido anteontem (5), quarta-feira, a uma traqueostomia, que é a abertura de um orifício artificial no pescoço, por cirurgia, que passa a ligar a traqueia ao respirador mecânico. Essa operação é recomendada em casos em que o paciente tem intubação prolongada, como é a situação do treinador, que já estava há mais de duas semanas intubado.
Na prática, ele continua intubado, mas agora a ligação entre a ventilação mecânica e o corpo dele não se dá mais pela boca, mas por esse orifício no pescoço. De acordo com a CBV, contudo, o quadro clínico do treinador é de melhora. "Renan está sem febre, lúcido e com períodos cada vez maiores sem a ventilação mecânica. Sua evolução clínica é positiva e vem correspondendo ao esperado pelos médicos", informou a confederação.
Ontem (6) ele foi visitado pela família pela primeira vez desde a internação, como revelou o blog do Menon. Relato compartilhado pela esposa dele e que tem circulado entre amigo conta que ele "ficou preocupado com trabalho, com programa da seleção" e que se assustou ao saber que ficou tantos dias em coma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.