Topo

Olhar Olímpico

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Globo muda estratégia e aposta em famosos em transmissões da Olimpíada

Thiago Pereira - Bruno Ryfer/Divulgação
Thiago Pereira Imagem: Bruno Ryfer/Divulgação

25/05/2021 11h30

Ao anunciar ontem (25) seu time de comentaristas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Globo confirmou uma mudança de estratégia nas transmissões, trocando treinadores conceituados por ex-atletas cujo rosto ainda está fresco na memória do torcedor. Entre as novidades, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Thaisa e Fabiana, que participaram como atletas da Rio-2016.

O modelo já havia sido adotado, ainda em menor grau, na competição realizada no Rio de Janeiro, quando a Globo montou seu "Time de Ouro", com Emanuel, Shelda, Nalbert, Gustavo Borges, Guga, Giba, Lars Grael, Maurren Maggi, Fabi, Guga, Flávio Canto, Hortência e Daiane dos Santos.

Mas, até 2019, a emissora mantinha no ar comentaristas que também são técnicos, como Alex Pussieldi, que comentou natação em três edições dos Jogos Olímpicos, Lauter Nogueira, que ficou 25 anos na Globo participando de transmissões de atletismo, e Andrea João, doutora em ginástica artística. Com esse perfil, pela lista divulgada ontem pela Globo, só continuam dois: Daniel Fucs, no boxe, e Marco Freitas, no vôlei.

Ao mesmo tempo, a lista de comentaristas que foram atletas de ponta até recentemente aumentou de 14 para 25. Na ginástica, por exemplo, sai Andrea João e entra Diego Hypolito. Na natação, sem o "coach" Pussieldi, Gustavo Borges ganha a companhia de Thiago Pereira e Joanna Maranhão. No atletismo, Fabiana Murer se junta a Claudinei Quirino e Edson Luciano, que já têm experiência na função.

A lista de atletas e ex-atletas que vão comentar a Olimpíada nos canais da Globo ainda conta com Fabi, Nalbert, Carlão, Tande, Fabiana, Thaisa, Talita, Janeth, Hortência, Marcelinho, Tiago Camilo, Flávio Canto, Leandro Guilheiro, Daiane dos Santos, Robson Conceição, Popó, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Bob Burnquist.

Essa mudança deve fazer diferença para o espectador. Aqui, assumo o papel de fã de esporte olímpico, que assiste a essas transmissões desde criança. Sempre preferi comentários mais técnicos, mas porque sou mais familiarizado com as disputadas do que a média dos telespectadores. Mas entendo a postura da Globo de dar prioridade aos não iniciados, entrando na casa do torcedor com a apresentação de nomes conhecidos. Importante é aproveitar a Olimpíada para cativar mais e mais o espectador para o esporte olímpico.