Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeã do Superpraia, Carol Solberg processa bolsonarista por fake news

Bárbara e Carol comemoram título do Superpraia - William Lucas/Inovafoto/CBV
Bárbara e Carol comemoram título do Superpraia Imagem: William Lucas/Inovafoto/CBV

25/06/2021 16h12

Carol Solberg está de bem com a vida e decidiu agir contra quem mente sobre a carreira dela. Campeã do principal torneio do vôlei nacional hoje (25), ela abriu um processo contra Felipe Lintz, dono do canal de vídeo "O Jacaré de Tanga", por divulgar notícias falsas sobre ela. Na denúncia, ela pede que Lintz seja condenado 14 vezes por difamação e tenha dois vídeos deletados.

Um foi postado em dezembro de 2020, e, o outro, em abril de 2021. Ambos repercutem o grito de "Fora, Bolsonaro" de Carol após uma partida do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em setembro. Na época, perfis bolsonaristas passaram a divulgar que ela havia perdido um patrocínio do Banco do Brasil por causa disso, como uma retaliação pela crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mas Carol nunca foi patrocinada pelo banco.

"Recebi muitas mensagens ao longo de tudo isso. Muita gente falando que tenho apoio do governo, mas não tenho nada. Está demais, porque esse cara é um cara que tem alcance muito grande, um milhão de seguidores. Ir contra isso é se posicionar. É um movimento importante: não deixar essas pessoas produzirem fake news. A gente precisa combater isso, eles precisam pagar o preço. Não foi uma frasezinha, não foi um comentário. Foi um vídeo de 10 minutos falando sem parar fake news de mim", disse Carol ao Olhar Olímpico.

Quando gritou "Fora, Bolsonaro", Carol usava um top com a marca do Banco do Brasil porque, no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, como é usual na modalidade, a parte de cima do uniforme é fornecido pelo organizador (no caso, a Confederação Brasileira de Vôlei) e de uso obrigatório para as duplas. Isso foi explicado em reportagem desta coluna no mesmo dia da fala de Carol, em matéria que inclusive é parte do processo.

O "Jacaré de Tanga", que tem 1,2 milhões de seguidores no Youtube, publicou dois vídeos com notícias que Carol diz serem falsas. Um tem o título "Após gritar ao vivo 'Fora, Bolsonaro', lacradora perde patrocínio e se revolta'. O outro, "Na Globo, lacradora grita ao vivo 'Fora, Bozo' e Bolsonaro reage: 'patrocínio cortado'."

No vídeo, Lintz diz, por exemplo: "O Banco do Brasil (..) um patrocinador que fazia um investimento na jogadora com o meu e o seu dinheiro resolveu anunciar a saída do patrocínio da mesma jogadora. E é claro que tal atitude dela juntamente com a saída do Banco do Brasil, acabou afastando outros patrocinadores que tinham interesse em apostar na jogadora."

No processo, os advogados de Carol apontam: "Logo no título do vídeo, o querelado (Lintz) já demonstra a sua real intenção de difamar e atingir a reputação da querelante (Carol). A uma, porque a jogadora não perdeu patrocínio algum após sua manifestação política. A duas, porque a querelante nunca, jamais se demonstrou 'revoltada' com qualquer situação decorrente de tais fatos, ao contrário do que o querelado quer fazer crer, em um tom ofensivo e ridicularizante."

A jogadora atendeu o Olhar Olímpico no começo da tarde de hoje (25), depois de, jogando ao lado de Bárbara Seixas, ganhar o Superpraia, torneio que fecha a temporada nacional e que distribuiu a maior premiação do país. Na final, elas bateram Andressa e Vitória por 2 sets a 0.

Carol vê o resultado, e a boa temporada de forma geral (elas ficaram em terceiro no circuito) como uma resposta a quem minimizou sua carreira como atleta por causa de seu posicionamento político. ""Eu escutei muito isso: 'fala para caramba e só perde'. E em nenhum momento me sinto assim. Sei a realidade do meu esporte, sei como é dificil estar no pódio. Cada jogo é dificil. Ganhar da dupla que está na Olimpíada, sabe?. A gente está no caminho certo. Sei quanto a gente trabalha, sei meu dia a dia. Ninguém gosta de receber mensagem ruim, mas tenho certeza que a gente é muito boa."

A jogadora diz que não vai deixar de se posicionar, mas que quer aparecer na mídia também pelos resultados esportivos. "Sou contra tudo que esse governo representa e sou jogadora de vôlei. É muito bom conquistar o que eu quero, ter meu espaço pelo que eu faço no esporte. Vou me posicionar sempre que eu quiser, que eu achar importante. Mas sou jogadora de vôlei, esse é meu trabalho. É muito legal também quando falam sobre ser campeã."

Procurado pela coluna, Lintz disse que não teve acesso à denúncia e que sabe dela pela imprensa — o processo foi noticiado primeiro pela coluna de Ancelmo Gois, no Globo. No canal do "Jacaré de Tanga', o último vídeo tem o título: "Alexandre Garcia se demite ao vivo na CNN: 'cansei de tanta militância'. O jornalista nunca se demitiu da CNN e não consta que ele tenha dito essa frase publicamente nenhuma vez. Litnz foi candidato a prefeito em 2020 em Mogi das Cruzes (SP) pelo PRTB do vice presidente Hamilton Mourão.