Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem direito a streaming, Corinthians decide não jogar a Liga Futsal

Time do Corinthians no Futsal - Divulgação
Time do Corinthians no Futsal Imagem: Divulgação

11/12/2021 04h00

Um dos clubes mais tradicionais do país no futsal, o Corinthians não enviou inscrição para participar da próxima edição da Liga Nacional de Futsal (LNF), equivalente ao campeonato brasileiro da modalidade. O prazo para envio da documentação terminou ontem (10) e o clube do Parque São Jorge está ciente de que isso deve implicar em ficar fora do torneio na temporada 2022, a não ser que uma exceção venha a ser aberta.

A diretoria do Corinthians optou por esticar a corda em uma discussão relativa a direitos de transmissão. A LNF tem um acordo com a plataforma de streaming NSports para a exibição do campeonato por mais duas temporadas, mas o Corinthians faz questão de exibir ao menos uma partida da Liga por mês em seu canal de YouTube.

O clube teria feito essa solicitação à LNF em outubro, mas o pedido não teria sido levado adiante pela Liga, o que irritou a diretoria do Corinthians. A decisão final coube ao presidente Duílio Monteiro Alves, que avaliou que valia a pena bater o pé e fazer valer os interesses do clube.

Há dois meses, o Corinthians transmitiu a final do Campeonato Paulista contra o Magnus Futsal, de Sorocaba, em seu canal no YouTube e somou mais de 100 mil visualizações somente neste jogo. O clube entende que o streaming já é uma fonte importante de receita, e que a transmissão de jogos da Liga Futsal, mesmo que não de forma exclusiva, ajudaria a bancar a equipe.

Hoje o futsal do Corinthians não é autossustentável e depende, em parte, de dinheiro do clube, que tem sua origem principalmente no futebol masculino. O clube entende que, mesmo fora da Liga Futsal, não perderia receitas, já que continuaria tendo calendário (vai jogar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil) e a liga, de qualquer forma, não repassa recursos aos clubes. Não há premiação, nem há pagamento pelos direitos de transmissão.

A atual temporada não foi boa para o Corinthians, que terminou a fase de classificação na modesta 14ª colocação e, no mata-mata, caiu já nas oitavas de final para o Foz Cataratas, do Paraná. O campeão da Liga Futsal será conhecido nos dois próximos finais de semana, com as finais entre Magnus e Cascavel. O jogo de ida é amanhã (12) em Sorocaba e a volta no domingo que vem no Paraná. As partidas terão transmissão de SporTV, TV Cultura, TV Brasil e NSports.