Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gramado do estádio do Pacaembu é asfaltado

Estádio do Pacaembu recebe asfalto - Reprodução
Estádio do Pacaembu recebe asfalto Imagem: Reprodução

12/01/2022 19h03

Quem passa pelo portão principal do Pacaembu e procura uma fresta para ver como está por dentro o velho estádio se depara com novidades que vão além do fato de não existir mais a tradicional arquibancada do Tobogã. Há alguns dias, o local onde ficava o gramado foi asfaltado.

Vídeo compartilhado na segunda-feira (10) pelo presidente da concessionária Allegra Pacaembu, que ganhou a concessão do estádio e realiza as reformas, mostra pavimentadoras de asfalto circulando, já sob base de asfalto, em uma metade do campo. O asfalto cobre também a pista de caminhada que existia nas laterais e atrás do gol de entrada. A empresa diz que o asfalto é provisório.

Em novembro, quando a concessionária convidou jornalistas para entrar pela primeira vez no estádio em reforma e ver de perto parte da obra, o gramado permanecia existindo até mais ou menos a linha do meio-campo, ainda que estivesse bastante deteriorado. Duas traves foram instaladas na perpendicular do campo, de lateral a lateral.

No restante do espaço havia muito entulho, sobras do antigo Tobogã. As imagens compartilhadas por Barella indicam que a outra metade do campo segue com esse entulho.

Procurada, a concessionária disse que "o canteiro de obras que hoje ocupa parte do gramado, foi pavimentado para utilizações diversas durante o período de obras". "Trata-se de uma ação temporária e o asfalto será removido após a conclusão dos trabalhos no Estádio e da construção do Edifício Multifuncional, para a recomposição do gramado em sua posição original".

A empresa diz que o projeto foi aprovado pelos órgãos de proteção do patrimônio histórico e pelas Secretarias Municipais competentes. A versão final do projeto prevê que não haja qualquer base sólida entre o solo e o gramado.