Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eliminação na prova do líder faz Paulo André lembrar frustração em Mundial

Chegada do Mundial de Revezamentos de 2021 - Reprodução
Chegada do Mundial de Revezamentos de 2021 Imagem: Reprodução

21/01/2022 19h28

Não basta ser o mais rápido. É preciso cumprir as regras nos mínimos detalhes. Paulo André Camilo sentiu isso na pele pela segunda vez. Eliminado na prova do líder da primeira semana do BBB 22, nesta sexta-feira (21), o semifinalista olímpico lembrou, em conversa no jardim da casa, de uma desclassificação semelhante na final do 4x100m no Campeonato Mundial de Revezamentos disputado na Polônia, no ano passado.

Campeão deste torneio em 2019, com uma equipe encabeçada exatamente por Paulo André, o Brasil foi a Chrzow, em maio do ano passado, como favorito a mais uma medalha de ouro, aproveitando da ausência de diversas equipes de destaque por causa da covid. Classificado em primeiro para a final, o Brasil liderou a prova até literalmente a última passada, quando o próprio Paulo André foi ultrapassado por Akami Simbine, da África do Sul.

A chegada foi tão apertada que o narrador do Sportv Everaldo Marques narrou a medalha de ouro do Brasil, quando, na verdade, o sistema de photo finish —que fotografa o exato momento em que o primeiro colocado cruza a linha de chegada (a imagem que ilustra este post)— mostrou que a vitória havia sido da África do Sul e o Brasil havia ficado com a prata.

Minutos depois, uma revisão em vídeo mostrou que Derick Silva, outro integrante da equipe brasileira, havia pisado uma vez na linha que divide as raias, logo depois de receber o bastão de Felipe Bardi —o que é proibido pelo regulamento da prova— e isso causou a eliminação do time que antes havia festejado a prata. Havia acontecido o mesmo com a equipe feminina, um dia antes, nas eliminatórias, e também no Mundial de 2019. Nas duas ocasiões, o Brasil comemorou a vaga olímpica e depois foi desclassificado.

No reality

Hoje, na prova do líder do BBB, Paulo André passou por problema semelhante. Ele e Viny fizeram o melhor tempo da prova, que consistia em montar um quebra-cabeças de vias urbanas. Mas uma das peças não estava bem encaixada, o que fez com que a direção do programa entendesse que eles não completaram a prova como deveriam. Com a eliminação, Douglas e Rodrigo, que demoraram 40 segundos a mais, foram declarados vencedores.

Após a prova, Paulo André relatou a experiência de ter perdido o Mundial tanto pela desclassificação quanto pelo photo finish. "O peito dele estava tipo aqui, assim, o meu aqui, assim", relatou o corredor indicando a outros participantes a distância entre os dois, enquanto explicava o funcionamento do sistema. A cantora Linn da Quebrada brincou: "Se tivesse prótese ganhava".