Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Russo é superado por ucraniano e vai ao pódio com símbolo da guerra

Ivan Kuliak, atleta russo, faz exaltação à guerra - Reprodução
Ivan Kuliak, atleta russo, faz exaltação à guerra Imagem: Reprodução

05/03/2022 17h19

Penúltima federação internacional olímpica a anunciar uma restrição a atletas russos, a FIG, da ginástica, anunciou ontem (4) que russos serão banidos a partir de segunda-feira (7). Hoje, neste meio tempo, um atleta da Rússia subiu ao pódio de uma competição em Doha, no Qatar, usando em seu uniforme um símbolo da guerra. A provocação tinha claro destino: um ucraniano que venceu a prova.

Dentre todos os esportes olímpicos, só o boxe não anunciou ainda nenhuma restrição a atletas russos e bielo-russos, respondendo a um pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na grande maioria das modalidades, russos e bielo-russos estão temporariamente banidos, enquanto em algumas, como no tênis, eles podem competir sem a bandeira de seus países, como neutros.

A ginástica, que tem forte ligação com a Rússia e era patrocinada até o começo da semana pelo banco russo VTB, esperou o quanto pôde para anunciar uma decisão. Ontem, disse que vai banir os atletas dos dois países, mas que a medida não valeria para a etapa de Copa do Mundo da ginástica artística que está sendo disputada neste fim de semana em Doha, com a participação de ginastas de Rússia e Ucrânia.

Nas barras paralelas, Illia Kovtun, da Ucrânia, ganhou a medalha de ouro, enquanto Ivan Kuliak, da Rússia, ficou com o terceiro lugar. No site oficial da competição, não aparece a bandeira russa, assim como aconteceu no pódio. Mas Kuliak usava um uniforme que facilmente identificava seu país.

Na cerimônia da medalha, Kuliak tinha uma letra Z, feita com esparadrapos, na altura do peito, onde deveria ficar o símbolo do seu país. Diversos tanques e veículos blindados russos que participam da invasão à Ucrânia foram também pintados com o Z branco, que se tornou um símbolo da parte russa na guerra. A letra remete à expressão "za pobedu", que significa "para a vitória".

Acompanhe as últimas notícias do futebol na estreia da Live Danilo e Vitão, com Danilo Lavieri e Vitor Guedes: