Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Governo faz festa para 'inaugurar' CT aberto e funcionando desde 2017
O governo federal promoveu, no sábado (9), um evento de inauguração do "Complexo Esportivo Badminton' em Teresina, no Piauí, reduto do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). Mas o local, um centro de treinamento, foi aberto em 2017, durante o governo Michel Temer (MBD), está em pleno funcionamento desde então, e recebeu as mais recentes melhorias em 2019.
O CT é uma das obras contratadas como legado da Olimpíada do Rio durante o governo Dilma (PT) e foi construído no Piauí pela influência do então presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz, que é desse estado. A estrutura está localizada dentro da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em 2017, com obras ainda inacabadas, o local já recebia competições, como o Campeonato Brasileiro, quando atletas chegaram a desmaiar de calor. Um bom ginásio de badminton é lacrado, para não haver influência de vento na peteca, mas o projeto do CT do Piauí, inicialmente, não previa climatizadores. Diante da reclamação de atletas, o sistema de ar condicionado foi contratado em 2018 e ficou pronto no fim de 2019.
No segundo mês de mandato de Bolsonaro, em 2019, a assessoria de imprensa do governo já divulgava textos dando o CT como concluído. "Temos ainda uma área só para nutrição e outra para fisioterapia, com todos os equipamentos necessários para atender os atletas. A gente também tem um espaço que consegue hospedar ao mesmo tempo 12 atletas, com máquina de lavar roupa, refeitório e cozinha. Incluímos também a sala de administração, de transmissão de jogos, de arbitragem, uma academia e uma área de análise de vídeo", detalhou Ferraz na época.
Apesar disso, o governo programou para o último sábado um evento que chamou de "entrega oficial" do CT, com descerramento de faixa e placa de inauguração. Participaram o novo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que substituiu o baiano João Roma, que será candidato a governador e deixou o cargo, e o ministro Ciro Nogueira, que é do estado.
O secretário de Esporte, Marcelo Magalhães, não foi —ele está afastado por questões médicas, e o evento foi mantido apesar disso. Também não compareceu o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, responsável pela pasta que bancou a obra e agora pagará pelo seu uso.
"O badminton é um caso de sucesso no Piauí, principalmente por não ser um esporte tradicional no Brasil. Foi muito feliz a decisão de fazer esse complexo aqui", disse Ciro no evento. A decisão foi tomada durante a gestão de Dilma Rousseff na presidência. Em 2020, o local foi utilizado como hospital de campanha, por ser plano, bem estruturado e climatizado. A estrutura provisória foi desmontada em janeiro de 2021 e os atletas voltaram a treinar lá em fevereiro.
Sem a inauguração oficial, que vinha sendo prorrogada desde 2017, o CT não podia receber verbas para projetos específicos realizados nele, nem para manutenção. Agora, o governo promete conceder R$ 800 mil, via Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), para que a UFPI treine 30 crianças e adolescentes durante dois anos.
Outro lado
Questionado sobre a inauguração ter sido realizada quase cinco anos depois de o CT ser aberto, o Ministério da Cidadania passou informações com discrepâncias nas datas dos eventos: "As quadras do CT de Badminton já estavam sendo usadas desde 2019, mas faltava concluir parte da estrutura administrativa e a climatização. Em 2020 e 2021, a estrutura serviu como hospital de campanha para recuperação de pacientes de Covid-19. E, no último sábado, houve a solenidade de inauguração do espaço". As quadras, na verdade, estão sendo usadas desde 2017 e a última parte da obra foi concluída em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.