Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cestinha da NBA, camaronês Embiid pode jogar Olimpíadas pela França

Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, faz jogada incrível durante partida contra o Phoenix Suns - Mitchell Leff/Getty Images
Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, faz jogada incrível durante partida contra o Phoenix Suns Imagem: Mitchell Leff/Getty Images

03/05/2022 11h47

Pré-classificada para os Jogos Olímpicos de Paris por ser dona da casa, a seleção de basquete da França pode ganhar um reforço de peso para tentar o ouro olímpico. Os franceses estão em processo avançado para naturalizar o astro do Philadelphia 76ers Joel Embiid.

O pivô, de 28 anos, nasceu em Iaundé, capital de Camarões, mas nunca chegou a jogar pela seleção local. Em 2017, quando já defendia o Sixers, ele chegou a ser convocado para defender Camarões no campeonato africano, mas não atendeu ao chamado. Embiid, que inicialmente era jogador de vôlei, foi descoberto em seu país natal e mudou-se aos 16 anos para os Estados Unidos.

De acordo com o gerente geral da seleção francesa Boris Diaw, que deu entrevista ao jornal esportivo ao L'Equipe, Embiid já iniciou o processo de naturalização. Diaw, porém, não tratou de convocação e alegou que não quer colocar as carroças na frente dos bois — primeiro o astro tem que ser francês, para depois sua convocação ser discutida.

O processo lembra 2012, quando a Grã-Bretanha conseguiu a naturalização de Luol Deng, jogador nascido no Sudão do Sul, para jogar a Olimpíada de Londres. Com a diferença que os britânicos não têm tradição no basquete, e os franceses já são os atuais vice-campeões olímpicos, tendo perdido a final de Tóquio-2020 para os EUA.

A França já conta com nomes como Nicolas Batum, do Clippers, e Rudy Golbert, do Jazz, além de outros 12 atletas que jogaram a atual temporada da NBA. Nenhum com o destaque da Embiid, que fechou a temporada regular com média de 30,6 pontos e 11,7 rebotes. Ele disputa com Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e Nikola Jokic (Denver Nuggets) o prêmio de MVP.