Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil já tem duas duplas nas semifinais do Mundial de Vôlei de Praia

André Stein (1) e George (2) estão na semifinal do Mundial de Vôlei de Praia - FIVB
André Stein (1) e George (2) estão na semifinal do Mundial de Vôlei de Praia Imagem: FIVB

17/06/2022 11h09

O Brasil continua com uma campanha quase perfeita na fase de mata-mata do Mundial de Vôlei de Praia. A única dupla estrangeira a vencer times brasileiros foi eliminada exatamente por uma parceria do Brasil, país que já tem duas parcerias nas semifinais da competição em Roma (Itália) e pode colocar mais duas nesta fase até o final do dia.

A campanha só não é melhor porque, no feminino, Bárbara/Carol e Taiana/Hegê não conseguiram terminar em primeiro de seus grupos. Isso acabou jogando as quatro duplas do Brasil no mesmo quadrante do mata-mata, possibilitando que apenas uma delas, no máximo, chegasse à semifinal.

E esta única vaga possível foi alcançada por Duda e Ana Patrícia, que nesta sexta-feira (17) venceram as canadenses Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, atuais campeãs mundiais, por 2 a 0, com parciais de 24/22 e 21/14. As canadenses haviam eliminado, antes, outras duas duplas do Brasil, Taiana/Hegê e Talita/Rebecca, em dois jogos nos quais as brasileiras tinham tudo para ganhar, mas se desconcentraram nos momentos finais. E Duda/Ana Patrícia havia tirado Bárbara/Carol na fase anterior.

Na semifinal, Ana Patrícia terá a chance de uma revanche contra as suíças Heidrich e Vergé-Dépre, que foram algozes da então dupla Ana Patríca/Rebecca nas quartas de final de Tóquio. As europeias acabaram com o bronze olímpico.

No masculino, até aqui a campanha é perfeita. A única dupla eliminada caiu num confronto brasileiro, em que André Stein e George venceram Bruno Schmidt e Saymon por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 23/21, também nesta sexta. Ainda sem uma participação olímpica, André vai brigar por medalha pela segunda vez em um Mundial, uma vez que ele foi campeão em 2017 com Evandro.

Ainda hoje, às 14h de Brasília, Alison e Guto enfrentam Mol e Sorum, da Noruega, campeões olímpicos em Tóquio. Quem vencer jogar contra André/George. Depois, às 16h, Renato e Vitor Felipe enfrentam uma dupla da Estônia: Nolvak/Tiisaar. Na outra chave, o duelo será entre uma dupla dos EUA e uma da Holanda.