Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Presidente do Botafogo se reúne com Daniel Alves e negocia time de basquete

Durcesio Mello e Daniel Alves se encontratam em evento realizado em Salvador, na sede do instituto do lateral.  - Reprodução/Instagram
Durcesio Mello e Daniel Alves se encontratam em evento realizado em Salvador, na sede do instituto do lateral. Imagem: Reprodução/Instagram

13/07/2022 14h40

O Botafogo deverá ter um time de basquete 3x3 ainda este ano. Em evento em Salvador (BA) na última segunda-feira, na sede do Instituto Daniel Alves, o presidente da área social do clube, Durcesio Mello, se encontrou com o lateral-direito e já apresentou dois jogadores, William Weihermann e Renato Scholz, ambos da seleção brasileira, como reforços da equipe que será formada.

Os dois fazem parte do time Academia de Basquete, ligado a Maurício Carlos Santos, braço direito de Daniel Alves. Como a coluna já mostrou, o empresário tem intermediado a entrada do lateral-direito na estrutura do basquete brasileiro. Uma outra ONG ligada a Daniel Alves, o Instituto DNA, que tem Maurício como CEO, é a responsável, perante o governo brasileiro, por organizar a próxima Copa América masculina— recebeu emenda parlamentar e aprovou projeto da Lei de Incentivo para tanto.

O negócios envolvendo os dois incluem um circuito nacional de basquete 3x3 com recursos captados pelo Instituto DNA e diversas competições de 3x3 na sede do Instituto Daniel Alves, na Bahia. E incluía um grande torneio, organizado pela ONG, em Ipatinga, cidade mineira que vinha hospedando o time Academia de Basquete. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) chamou recentemente este conglomerado que liga o lateral ao basquete de "holding de Daniel Alves".

De acordo com Raphael Gonçalves, que se apresenta como o responsável pelo Academia de Basquete e participou, ao lado de Maurício, da reunião com o presidente do Botafogo, a aposta em Ipatinga não se concretizou. "Como o clube de futebol da cidade também estava passando por um processo de venda, fomos buscar outras oportunidades e a do Botafogo foi a melhor", explicou ele ao Olhar Olímpico.

A parceria entre Academia de Basquete e Botafogo ainda será detalhada nos próximos dias, de acordo com Raphael. O time, afinal, também tem jogado por Joinville (SC), e não foi combinado ainda se o Botafogo passa a ser o responsável pelo elenco, como é com o Flamengo no Sesc-RJ/Flamengo no vôlei, ou se atuará apenas como patrocinador do projeto, como acontece com o Sada/Cruzeiro também no vôlei.

Atualmente, o projeto Academia de Basquete conta com oito jogadores, entre eles Leo Branquinho, frequentemente convocado para a seleção de 3x3, Jefferson Socas, vencedor do Prêmio Brasil Olímpico na modalidade em 2019, e Ítalo Santos, que fez parte da seleção na preparação para o último Mundial.