Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Candidato ao ouro, Piu ganha série e avança à semifinal do Mundial

Alison dos Santos, o Piu, no Mundial de Atletismo de 2022 - Carol Coelho/CBAt
Alison dos Santos, o Piu, no Mundial de Atletismo de 2022 Imagem: Carol Coelho/CBAt

16/07/2022 17h51

Líder do ranking mundial dos 400m com barreiras, Alison dos Santos, o Piu, cumpriu a primeira etapa em busca da medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos. Ele venceu a segunda série eliminatória sem precisar fazer grande esforço, com 49s41, claramente se poupando na reta final.

Assim como já aconteceu na Olimpíada, o Mundial tem três medalhas para três grandes atletas, que estão entre os melhores de todos os tempos. Piu é um deles, e os outros dois também sobraram em suas séries. Rai Benjamin dos EUA ganhou a primeira com 49s06 e o norueguês Karstem Warholm venceu a terceira, com 49s34.

Nenhum dos três fez grande esforço, se poupando para a final, já que ninguém acha que qualquer um dos três vai parar na semifinal. No caso de Warholm, havia ainda dúvida sobre sua condição física, já que ele só largou uma vez no ano, se machucou, e depois não voltou a correr. Esta semana, o norueguês chegou a lembrar que, na primeira prova do ano passado, bateu o recorde mundial, em uma provocação pensando no Mundial. Na pista da Universidade de Eugene, porém, poupou energia.

A semifinal dos 400m com barreiras será no domingo, às 22h03 pelo horário de Brasília. O dia todo de amanhã, aliás, será agitado para o Brasil. A maratona masculina será às 10h05, com grande chance de pódio para Daniel do Nascimento, e a final do arremesso de peso começa às 22h27.

Dois brasileiros também vão participar das semifinais dos 110m com barreiras. Nas eliminatórias, hoje, Rafael Pereira foi segundo de sua série, com 13s23, e avançou com o terceiro melhor tempo geral. Ele é forte candidato a ir à final. Eduardo de Deus também passou, com o 12º tempo: 13s46.

O outro brasileiro na prova, Gabriel Constantino, que também era cotado para pegar semifinal, era segundo da série dele quando bateu em uma barreira, se desequilibrou, e acabou eliminado.