Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cinegrafista invade pista e vira obstáculo para atletas em final do Mundial

Câmera atrapalha atletas na final dos 3000m, no Mundial de Atletismo - Carmen Mandato/Getty Images
Câmera atrapalha atletas na final dos 3000m, no Mundial de Atletismo Imagem: Carmen Mandato/Getty Images

19/07/2022 12h12

Um cinegrafista da transmissão oficial do Mundial de Atletismo invadiu a pista de corrida durante a final masculina dos 3.000m com obstáculos, ontem (18), em Eugene (EUA), obrigando os corredores a mudarem a rota para desviarem dele.

No atletismo, diversas provas acontecem ao mesmo tempo dentro do estádio e é normal que atletas, treinadores, árbitros e também cinegrafistas cruzem a pista mesmo durante finais. Mas isso acontece quando os participantes estão distantes daquele ponto, evitando qualquer incidente.

Ontem, porém, um cinegrafista que não foi identificado, invadiu a pista na reta de chegada para filmar em um melhor ângulo a final do salto triplo feminino, que teve mais uma vitória, a sexta seguida, da venezuelana Yulimar Rojas. Posicionado no mesmo sentido que os corredores, não percebeu eles se aproximando e, com fone de ouvido, só se tocou do que estava acontecendo quando os atletas começaram a passar por ele.

"Eu estava preocupado que ele fosse para um lado ou para o outro, bem no último segundo, mas felizmente ele não percebeu que estávamos lá até que todos passamos por ele", comentou o norte-americano Evan Jager, que chegou em sexto.

A prova teve pódio só com africanos. Vitória de Soufiane El Bakkali, do Marrocos, prata para Lamecha Girma, da Etiópia, e bronze no peito de Conseslus Kipruto, astro do Quênia que viu interrompida sua sequência de dois títulos mundiais.