Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Milena Titoneli é bronze e dá ao Brasil 1ª medalha no Mundial de Taekwondo

Milena Titoneli, medalhista de bronze do Mundial de Taekwondo - Divulgação
Milena Titoneli, medalhista de bronze do Mundial de Taekwondo Imagem: Divulgação

15/11/2022 23h07

O Brasil faturou nesta terça-feira (15) mais uma medalha em Mundiais "olímpicos", consolidando este como seu melhor ano da história neste tipo de competição. O pódio de hoje veio no Mundial de Taekwondo, que está sendo realizado em Guadalajara, no México, com Milena Titoneli, que ganhou bronze. Mas outros dois brasileiros que lideram o ranking mundial de suas categorias acabaram fora do pódio.

Para chegar à medalha, Milena venceu a então campeã mundial da categoria até 67kg, a chinesa Zhang Mengyu, nas oitavas de final, e a campeã olímpica de Tóquio-2020, a croata Matea Jelic, nas quartas. A brasileira, porém, parou na semifinal diante da sérvia Aleksandra Perisic. revelação de apenas 20 anos. Milena perdeu o primeiro round por 5 a 0, se recuperou com 8 a 1 no segundo, mas foi dominada com 8 a 0 no terceiro.

O Brasil vem de uma campanha histórica no último Mundial de Taekwondo, realizado em 2019, quando ganhou cinco medalhas, sendo duas de prata e três de bronze. Na ocasião, Milena também foi bronze, caindo na semifinal. Os Mundiais, diferente da Olimpíada, têm oito categorias masculinas e oito femininas — nos Jogos, são só quatro. Assim, mais medalhas são distribuídas, também.

Em Guadalajara, o Brasil passou em branco no primeiro dia do Mundial, ontem. Henrique Marques venceu três confrontos, mas parou nas quartas de final, a uma luta da medalha, para Hyeok Woo Park, da Coreia do Sul, que acabou campeão mundial da categoria até 80kg. Nas mulheres até 57kg, Sandy Macedo, que foi medalhista de bronze nas Olimpíadas da Juventude de 2018, nem chegou a lutar, sendo desclassificada por não bater o peso.

Hoje o Brasil tinha esperança de mais medalhas, além de Milena. Ícaro Miguel, que foi prata no Mundial passado na categoria até 87kg e é líder do ranking olímpico da categoria peso pesado, perdeu logo na estreia par Abolfazl Abbasi Pouya, do Irã. Caroline Santos, a Juma, da categoria até 62kg, que também vinha de prata no Mundial passado e lidera o ranking mundial, até venceu uma panamenha na estreia, mas foi eliminada por Lijun Zhou, da China, nas oitavas.