Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Edival Pontes, o Netinho, é prata no Mundial de Taekwondo
O Brasil faturou nesta quinta-feira (17) sua segunda medalha no Mundial de Taekwondo que está sendo realizado em Guadalajara, no México. O pódio veio com Edival Marques, conhecido como Netinho, que ganhou a prata na categoria até 74 quilos. Aos 25 anos, é a primeira medalha dele em Mundiais adultos, oito anos depois de ele ser campeão mundial júnior e olímpico da Juventude.
Netinho buscava ser só o segundo brasileiro a ganhar um título mundial no taekwondo, se igualando a Natália Falavigna, campeã em 2005. Mas ele acabou superado na final pelo espanhol Daniel Quesada, que ganhou o primeiro round por 5 a 1 e virou o segundo para 8 a 4, fugindo bem dos golpes do brasileiro. Na campanha, venceu um georgiano, um ucraniano, um tunisiano e um atleta do time de refugiados.
O Brasil vem de uma campanha histórica no último Mundial de Taekwondo, realizado em 2019, quando ganhou cinco medalhas, sendo duas de prata e três de bronze. Mas os Mundiais, diferente da Olimpíada, têm oito categorias masculinas e oito femininas — nos Jogos, são só quatro. Assim, mais medalhas são distribuídas, também.
Em Guadalajara, o Brasil passou em branco no primeiro dia do Mundial, e depois ganhou bronze com Milena Titoneli na categoria até 67kg, olímpica, na terça. Ontem, voltou a não subir ao pódio, para conseguir a prata com Netinho hoje.
Bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, Maicon Siqueira chegou até as quartas de final da categoria peso pesado (mais de 87 quilos), sendo derrotado por Ivan Garcia Martinez, também da Espanha. E Gabriele Siqueira, do pesado feminino (mais de 73 quilos) perdeu nesta mesma fase, a uma luta da medalha, para Lorena Brandl, da Alemanha.
Amanhã mais quatro brasileiros participam do Mundial, incluindo Paulo Ricardo Melo, da categoria até 54 quilos, que foi bronze em 2019, e Talisca Reis, da até 53kg, prata no Pan de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.