Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ana Marcela opera o ombro e promete voltar forte para 2023

Ana Marcela Cunha opera o ombro em São Paulo - Divulgação
Ana Marcela Cunha opera o ombro em São Paulo Imagem: Divulgação

21/11/2022 10h52

Depois de passar boa parte da temporada machucada, e mesmo assim vencer o Circuito Mundial e ganhar duas provas do Mundial de Esportes Aquáticos, Ana Marcela Cunha passou por cirurgia no ombro ontem (20) em São Paulo. De acordo com o clube dela, a Unisanta, a operação foi "um sucesso".

A cirurgia foi realizada pela equipe do médico Breno Schor, que atende o COB. Ana Marcela teve operado o tendão subescapular que estava rompido e o supraespinhal que estava lesionado. Segundo a Unisanta, ela também estava com o tendão do bíceps inflamado, mas o tratamento não necessitou de reconstrução.

"Em 2023 estarei ainda mais forte", disse a nadadora, em declaração divulgada pela Unisanta. A campeã olímpica teve um ano muito atrapalhada pela lesão no ombro, sofrida ainda durante a primeira etapa do Circuito Mundial em 2022, em Portugal, em maio.

Como a água estava gelada, a Fina exigiu o uso de trajes térmicos. Mas a vestimenta limitou os movimentos da nadadora brasileira, e ela passou a reclamar muito de dores. A lesão só foi revelada durante o Mundial em Budapeste, mas a comissão técnica e a própria Ana Marcela optaram por ela completar a temporada, lidando com a lesão. Deu certo, fechando o ano com 11 provas internacionais e 11 pódios.

De acordo ainda com a Unisanta, Ana Marcela já recebeu alta e começa a fisioterapia nesta segunda para a retomada dos treinos após a liberação da equipe multidisciplinar.