Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tarcísio nomeia Maurren e secretário de Bolsonaro para esporte da transição

Campeã olímpica Maurren Maggi participa de manifestação golpista em São Paulo - Reprodução/Instagram
Campeã olímpica Maurren Maggi participa de manifestação golpista em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

22/11/2022 14h27

Considerada inelegível pela Justiça Eleitoral, a campeã olímpica Maurren Maggi é uma das escaladas pelo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para pensar o esporte na transição de governo. Ela faz parte de uma ampla lista divulgada nesta terça-feira (22), com sete grupos temáticos.

Um deles mistura Educação, Cultura e Esportes, que na atual estrutura do governo estadual de São Paulo são três secretarias independentes. Esse grupo temático tem 19 pessoas, sendo quatro delas diretamente ligadas ao esporte.

Maurren foi formada no Projeto Futuro, bancado pelo governo estadual, e que por décadas funcionou no Complexo Esportivo do Ibirapuera. Depois de se aposentar — o que fez sem informar o governo federal, mantendo a Bolsa Atleta que recebia —, foi candidata pelo PSB ao Senado em 2018, convidada pelo então governador Márcio França (PSB), não se elegeu, e se aproximou do bolsonarismo.

Chegou a concorrer à Câmara Municipal de São Paulo em 2020, também sem se eleger, e passou a ser figurinha carimbada em eventos da Secretaria Especial do Esporte, do governo federal, distribuindo elogios ao secretário Marcelo Magalhães. Nomeado por influência do senador Flávio Bolsonaro (PL), de quem foi padrinho de casamento, Magalhães também está no grupo de transição, ainda que seja do Rio de Janeiro e tenha tido carreira lá.

A campeã olímpica este ano chegou a tentar concorrer a uma cadeira de deputada federal pelo Republicanos em São Paulo, teve nome na urna, mas sua candidatura foi indeferida pela falta de prestação de contas na eleição de 2018. No segundo turno, ela participou ativamente da campanha de Jair Bolsonaro e, encerrada a eleição, passou a se mobilizar nos atos golpistas que pedem a anulação do pleito — agora, faz parte do grupo de transição de um governo eleito pelas mesmas urnas.

Além de Maurren e Magalhães, Tarcísio também escolheu o ex-secretário estadual de Esportes Aildo Rodrigues, do Republicanos. Ele recebeu meio milhão de reais do partido em sua candidatura a deputado estadual este ano, aparecia com regularidade na campanha de TV, apresentado como "o cara das Areninhas" (quadras de futebol society construídas pela secretaria), mas recebeu apenas 20.880 votos, ficando como 11º suplente do partido. Pelo histórico, ele é forte candidato a ser novamente secretário.

O quarto nome do esporte no gabinete é Talmo Oliveira, ex-jogador de vôlei e medalhista de ouro nos Jogos de Barcelona, em 1992. Talmo é técnico da equipe de Atibaia, no interior de São Paulo, que recentemente jogou a Superliga C, terceira divisão do vôlei nacional. A equipe foi vice-campeã do seu grupo e deixou a briga para subir à elite.