Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
COB exclui presidente do skate de sistema de gestão de recursos
Suspenso por três anos pela World Skate por ter criticado a entidade, Duda Musa, o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), foi suspenso do sistema de gestão de recursos do COB (Comitê Olímpico do Brasil).
- A World Skate entendeu que Duda infringiu o código de ética da entidade ao criticá-la publicamente e o puniu com uma suspensão de três anos.
- Ao UOL, o COB sustenta que Musa foi suspenso da presidência da CBSk e, portanto, não pode exercer funções de presidente de uma entidade olímpica.
- Vice-presidente da CBSk, Eduardo Dias segue com acesso ao sistema, segundo o COB.
A coluna entende que a decisão da World Skate envolve a relação CBSk/World Skate, não a relação entre a CBSk e o esporte brasileiro. Para o COB, "o reconhecimento recíproco de suas [das entidades internacionais que comandam as modalidades] decisões" deve acontecer "por força da unidade do Sistema Olímpico que coexiste conforme a Carta Olímpica".
Verba do COB depende de acesso ao sistema
Na semana passada, o COB divulgou quanto cada modalidade vai receber para desenvolvimento de atletas em 2023. No total, R$ 14,4 milhões serão distribuídos e todas as modalidades, com exceção do skate, receberão ao menos R$ 150 mil. Segundo o COB, a CBSk não aplicou para receber o repasse.
Ao não conseguir acesso ao sistema do COB em que são liberados recursos públicos para as confederações, Duda enviou mensagem ao grupo de presidentes, criticando a postura de Paulo Wanderley. "Lamentavelmente, onde o esporte nacional deveria encontrar guarida/proteção encontramos a validação e repetição daqueles erros que justificam a nossa apelação à Corte do Esporte na Suíça. Esperávamos suporte no nosso país, mas recebemos exatamente o contrário. A CBSk está sem poder submeter projetos importantes para o início de janeiro", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.