Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cruzeiro e Vitória montam times de basquete e vão disputar o Brasileiro

Jogadores da equipe de basquete do Cruzeiro - Divulgação
Jogadores da equipe de basquete do Cruzeiro Imagem: Divulgação

09/01/2023 18h09

O basquete brasileiro terá mais dois times 'de camisa' em 2023. A CBB anunciou nesta segunda-feira (9) que Cruzeiro e Vitória vão disputar a próxima edição do Campeonato Brasileiro, que, apesar do nome, é a segunda divisão nacional.

A competição vai começar em março e terá o Cruzeiro competindo em parceria com o Olympico, tradicional clube formador de Belo Horizonte. A nova equipe tem sede em Itatiaiuçu, a 70km de BH.

Já o Vitória chegou a jogar três edições do NBB, entre 2015 e 2018, e agora volta a ter uma equipe, que promete ser forte. "Entramos com a pretensão de sermos campeões", disse Augusto Britto, coordenador do clube.

Por causa da briga entre CBB e a Liga Nacional de Basquete, não há garantia de que o campeão do Brasileiro tenha vaga no próximo NBB.

Siga o Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. A coluna também tem um newsletter toda segunda-feira. Inscreva-se!

Do futebol para o basquete

  • Na elite, o NBB, já estão o Flamengo, que é maior campeão do torneio, o São Paulo, o Corinthians e o Fortaleza, que tem parceria com o Basquete Cearense. No passado, Vasco e Palmeiras também tiveram times.
  • O Botafogo também competiu três edições, até 2020, fechou a equipe, e chegou a voltar para jogar o 'Brasileiro' nas últimas duas temporadas. Parou na primeira fase em ambas, não conseguiu o acesso, e não se inscreveu este ano.
  • A cidade de Santos tem uma equipe inscrita no Brasileiro, mas sem relação com o Santos Futebol Clube.
  • O Vila Nova, de Goiás, jogou o torneio no ano passado, mas não manteve equipe profissional para 2023.
Além de Vitória, Cruzeiro e Santos, o Brasileiro terá Liga Sorocabana, Araraquara/AZ, Pinda, Osasco (todos de São Paulo), Praia Clube (de Minas), Brusque e Blumenau (ambos de Santa Catarina).
Serão 10 equipes, duas a menos do que na temporada passada, o que significa uma redução no número de clubes profissionais no país.