Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Incêndio no Galeão atinge galpão com uniformes e material esportivo do COB

Segundo Corpo de Bombeiros, acionamento para local do incêndio foi feito às 13h46 - Globonews/Reprodução
Segundo Corpo de Bombeiros, acionamento para local do incêndio foi feito às 13h46 Imagem: Globonews/Reprodução

18/01/2023 20h37

O incêndio que atingiu um galpão no Aeroporto Internacional do Galeão, nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, destruiu parte do almoxarifado do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que no momento está tentando descobrir o tamanho do prejuízo. O material tinha seguro.

O COB guardava naquele exato galpão boa parte do material que precisa ser deslocado para eventos, competições, ou mesmo missões como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos. Como o enxoval do Pan deste ano, em Santiago, ainda não foi entregue pelo fornecedor de material esportivo do COB, ao menos desse problema o comitê escapou.

Pelo menos até o momento em que este post foi publicado, os funcionários enviados pelo COB ao Galeão não haviam conseguido entrar no galpão e, assim, medir o impacto do incêndio no material guardado pelo comitê no aeroporto. Há anos o COB tem um almoxarifado na Penha, na zona norte do Rio, mas recentemente alugou esse espaço no Galeão para facilitar o deslocamento desse material.

Antes dos Jogos de Tóquio, por exemplo, foi lá que ficou boa parte do material usado na Olimpíada. No total, foram 20 contêineres enviados ao Japão. Mas, neste ciclo mais curto até Paris, o COB já deixou muita coisa na Europa, principalmente no centro de treinamento de Rio Maior, do comitê olímpico português, que é a "casa" do Time Brasil no Velho Continente.

No galpão atingido pelo incêndio, porém, não estavam somente materiais das missões (viagens do Time Brasil ao exterior para competir), mas também de áreas como de eventos (COB fez o Prêmio Brasil Olímpico de 2021 em Aracaju e o Congresso Olímpico de 2022 em Salvador) e, especialmente, dos Jogos da Juventude, torneio escolar organizado anualmente pelo COB.

Procurado, o COB emitiu a seguinte nota:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que contratou empresa de logística que armazenava seu material em um espaço localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, que pegou fogo nesta quarta-feira, 18/01.

A empresa de logística possui seguro de todo o material que estava guardado no local. O próximo passo é fazer um levantamento do que foi perdido, enquanto se aguarda o resultado da apuração dos danos do incêndio.

Entre os itens que eram mantidos no local estão peças de uniforme, equipamentos esportivos e de condicionamento físico e de materiais usados nas operações internacionais e nacionais..