Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rayssa compete machucada e vai à semi do Mundial com Pamela e Gabi

Rayssa Leal, skatista brasileira - Mauro PIMENTEL / AFP
Rayssa Leal, skatista brasileira Imagem: Mauro PIMENTEL / AFP

03/02/2023 07h41Atualizada em 03/02/2023 14h06

O Brasil terá três representantes na semifinal feminina do Mundial de Skate Street, que está sendo disputado em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Entre os homens, são dois classificados.

Rayssa Leal, que ontem (2) sofreu uma queda, machucou o braço e precisou ser imobilizada, competiu mesmo assim e se classificou nos detalhes.

Nesta fase da competição, cada atleta faz duas voltas de um minuto e meio, valendo a nota mais alta. Rayssa tirou 48,65 na primeira e, já classificada, 48,19 na segunda. Terminou em 15º, a menos de três pontos da primeira atleta fora da zona de classificação.

Três brasileiras

Pamela Rosa foi a melhor brasileira do dia, em sexto, com 72,38 na melhor volta. Gabi Mazzetto também passou, em décimo, com 65,24. As duas estão classificadas para a semifinal. Marina Gabriela ficou em 32º, pior posição das quartas.

A semi, amanhã, terá seis japonesas, mas a melhor nota das quartas ficou com Roos Zwetsloot, da Holanda, seguida e Rizu Akama, do Japão, de apenas 14 anos. Candidata a nova estrela do skate, Chloe Covel, da Austrália, de 12, passou em terceiro.

Ainda nesta sexta-feira acontece as quartas de final do masculino. Ambas as semifinais são amanhã e, as finais, no domingo. O Mundial de Skate Park, no mesmo local, é na semana que vem.

Masculino

Kelvin Hoefler, prata olímpico, avançou em segundo, com duas voltas acima de 80 pontos, só atrás do norte-americano Jagger Eaton, que foi bronze em Tóquio. Giovanni Vianna também se classificou, em 15º.

Três brasileiros foram eliminados, porém. Entre eles Lucas Rabelo, prata na SLS de 2021 e que volta de grave lesão no joelho. As semifinais terão quatro japoneses, entre eles o fenômeno Onodera Ginwoo, japonês de 12 anos, que passou em quarto.

O campeão olímpico Yuto Horigome já havia sido eliminado na primeira fase, de forma surpreendente. Forte candidato ao título, Gustavo Ribeiro, português, se classificou em 13º.